Uva/Cepea: Exportações brasileiras têm crescimento significativo em 2021
O ano de 2021 foi marcado por ótimo desempenho das exportações brasileiras de uva. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), foram arrecadados US$ 155,9 milhões entre janeiro e dezembro, alta de 43% em relação ao ano anterior, com envios chegando à marca de 76,6 mil toneladas, crescimento de 55,6% na mesma comparação.
No geral, merece destaque o desempenho do primeiro semestre, período em que, anteriormente, os volumes eram pouco expressivos. O segundo semestre de 2021, por sua vez, foi muito desafiador para as exportações de uvas frescas, tanto em relação às diversas dificuldades logísticas relacionadas à falta de contêineres, quanto à baixa demanda europeia durante o mês de setembro – período em que é esperado um bom escoamento. Com a janela de embarques reduzida, os envios da segunda metade do ano se concentraram nos meses de outubro e novembro, mas o volume de uvas de mesa brasileiras comercializado na ocasião foi 41,1% maior que no mesmo período de 2020.
Com o mercado interno desaquecido e a valorização do dólar e do euro frente ao Real, a exportação pode continuar como um segmento atraente em 2022. Porém, produtores do Vale do São Francisco (PE/BA) devem ter um desafio adicional: o cenário climático deste ano – que pode limitar o volume e a qualidade das frutas disponíveis, principalmente no primeiro semestre.
0 comentário
Tomate/Cepea: Maturação, erradicação e fim das lavouras do cedo causam alta no atacado
Batata/Cepea: Preço recua com intensificação da safra das águas e menos chuva
Boletim Prohort: Preço da cebola cai na maioria dos mercados atacadistas analisados pela Conab
Uva/Cepea: Mercado se mantém firme às vésperas do fim de ano
Melão/Cepea: Natal à vista! Preços sobem na Ceagesp
Melancia/Ceoea: Dezembro chegou e traz recuperação nas cotações