Para ser competitivo é preciso dar importância aos indicadores no processo de produção diz especialistas em live da Abrafrutas
Produtividade e qualidade no agronegócio foi tema de live realizada pela a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS). O encontro que teve a participação de especialistas teve como objetivo apresentar ao setor a importância dos indicadores no processo de gestão.
Indicadores, segundo o moderador da live e diretor executivo da Associação, Eduardo Brandão, são ferramentas que auxiliam na mensuração de resultados tanto em aspectos qualitativos como quantitativos. Ele explica que ao controlar esses indicadores é possível mensurar as ações a serem realizadas de forma que possam avaliar o cumprimento dos objetivos, tornando-se mais competitivo no mercado. Nesse sentindo, Brandão conta que a Abrafrutas promove esse tipo de ação para que a fruticultura se torne ainda mais competitiva no mercado, visto que o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas, mas exporta menos de 3% de toda a produção.
“A Abrafrutas tem trabalhado para transformar a fruticultura brasileira em um setor mais profissional. Muitos produtores, em especial, os pequenos e médios, encaram a produção de frutas de forma mais amadora, queremos mudar isso, estamos trabalhando para que todos trabalhem de maneira mais empresarial”, afirmou o diretor.
O presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, também produtor de manga e uva na região do Vale do São Francisco, disse que existem na fruticultura muitos processos que precisam ser aperfeiçoados para que resultem em diminuição de gastos. O setor de fruticultura é o que mais emprega, dentre outros do agronegócio. Segundo Coelho os indicadores auxiliam os produtores no gerenciamento da produção, dentre eles, avaliando a produtividade de cada colaborador, o que já traz grandes ganhos para as empresas.
A excelência operacional é o desejo de todo empresário que almeja o sucesso, afirmou o diretor de projetos da Avilla Consulting, Jhonatan A. Boa Morte que também foi palestrante. Na ocasião, ele disse que não tem como conseguirem redução de custos competitivo com o mercado se não alcançarem a excelência operacional, ou senão ao menos desejarem por isso.
Jhonatan explicou que produtividade é a relação entre o item final produzido e os recursos para produzi-los. Dentre os primeiros passos para alcançar a produtividade, o diretor da Avilla indica os estudos sobre os tempos em movimento.
“Existem fatores que precisam ser ponderados para fazer análise do processo, como estipular metas e automaticamente conhecer o mercado atual. Como projetar o futuro, se não sabemos onde nos encontramos? Existem protocolos a serem seguidos”, afirmou Jhonatan.
Participou também da live o produtor e diretor da Alfacitrus, Emílio Favero, que compartilhou algumas experiências e o diretor de negócios da Avilla Consulting, Maycon Trivelin que reafirmou a importância de dar valor a essas ferramentas que trazem informações corretas para tomadas de decisões assertivas com entrega do produto em altíssima qualidade.
A live que foi transmitida no canal oficial da Abrafrutas no Youtube e na página do Facebook está gravada e poderá ser assistida quando e quantas vezes quiserem.
0 comentário
HORTI RESENHA #77 - Abrafrutas: 10 anos fomentando exportações de frutas do Brasil
Abrafrutas celebra grande conquista: mercado chinês abre as portas para uvas frescas brasileiras
Pepino caipira é o destaque da semana (18 a 22/11) no atacado da CEAGESP
Maçã/Cepea: Perspectivas iniciais sobre a safra 2024/25 da eva
Cenoura/Cepea: Preços sobem com força em São Gotardo (MG)
CNA participa de reuniões de câmaras setoriais de mandioca e florestas plantadas