Melancia: Temporada de exportações se inicia
As vendas de minimelancias brasileiras ao mercado internacional se iniciam neste mês, com previsão de que a área plantada no Rio Grande do Norte/Ceará, principal região exportadora, seja semelhante à do ano passado (2.000 hectares). Quanto aos contratos, foram fechados em meados de junho e, para esta temporada, espera-se que o ritmo de envios siga o da safra 2017/18, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea.
Na última safra (de agosto/17 a março/18), foram enviadas 71,5 mil toneladas de minimelancias ao exterior, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), aumento de 2% em relação à temporada anterior e novo recorde. Entre agosto e novembro/17, foi relatada maior incidência de pragas, como a mosca branca. Entretanto, neste ano, os investimentos em novas tecnologias, principalmente controle biológico, podem atenuar os impactos.
A temporada de exportações deve seguir até abril de 2019, com a finalização da colheita no RN/CE. Produtores têm boas expectativas, principalmente quanto à produtividade, que tem aumentado ano a ano mesmo com a crise hídrica, devido ao investimento em novas tecnologias.
Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br
0 comentário

Cacau: Resultados de moagem do 1º trimestre de 2025 foram mais fortes do que o esperado, avalia Hedgepoint Global Markets

Mandioca/Cepea: Oferta restrita sustenta preços

Tomate/Cepea: Preços recuam com avanço da safra de inverno e feriado prolongado

Cebola/Cepea: Apesar de qualidade baixa, preço se sustenta em SC

Alface/Cepea: Demanda enfraquecida pressiona cotações no atacado

Banana/Cepea: Oferta reduzida eleva preço da prata no Norte de MG