Custo de produção de tomate em Caçador (SC)
A produção de grande escala de tomate de mesa em Caçador (SC) se mantém em 25 hectares na safra 2017/18, conforme publicado na edição de junho da revista Hortifruti Brasil. A produtividade estimada foi de 3.500 caixas/há ou de 350 caixas a cada mil plantas (a mesma da pequena escala de produção), registrando aumento de 2,9% na produtividade frente à safra anterior.
Apesar de, na última temporada, problemas com doenças e pragas terem afetado mais lavouras do que na anterior, a produtividade foi um pouco maior, devido aos bons preços de mercado – visto que tudo o que foi produzido foi comercializado (exceto os descartes por qualidade), enquanto que, na safra anterior, parte da produção foi descartada diante das baixas cotações. O perfil da mão de obra temporária continua o mesmo, ou seja, dois funcionários por hectare, que normalmente são registrados pelo produtor por um período médio de 6 meses, recebendo um salário mínimo mais comissão.
O produtor de grande escala, na maioria dos casos, arrenda a terra para o cultivo, sendo que o valor recebido reduziu 16,7% frente ao ano anterior, passando de R$ 3.000,00/ha para R$ 2.500,00/ha – voltando ao mesmo valor de dois anos atrás. O motivo da queda no valor do arrendamento se deve à menor procura por terras, possivelmente impactado pela baixa rentabilidade na atividade em 2017.
Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br
0 comentário
HORTI RESENHA #77 - Abrafrutas: 10 anos fomentando exportações de frutas do Brasil
Abrafrutas celebra grande conquista: mercado chinês abre as portas para uvas frescas brasileiras
Pepino caipira é o destaque da semana (18 a 22/11) no atacado da CEAGESP
Maçã/Cepea: Perspectivas iniciais sobre a safra 2024/25 da eva
Cenoura/Cepea: Preços sobem com força em São Gotardo (MG)
CNA participa de reuniões de câmaras setoriais de mandioca e florestas plantadas