Exportações de grãos da Ucrânia atingem 13 mi t até agora na safra 2024/25, diz ministério
KIEV (Reuters) - As exportações de grãos da Ucrânia na temporada 2024/25, que vai de julho a junho, totalizaram 13 milhões de toneladas até 21 de outubro, acima dos cerca de 8,3 milhões de toneladas registrados em 23 de outubro de 2023, mostraram dados do Ministério da Agricultura ucraniano nesta segunda-feira.
O volume exportado incluiu 7,2 milhões de toneladas de trigo, 3,8 milhões de toneladas de milho e 1,7 milhão de toneladas de cevada.
O governo da Ucrânia e associações agrícolas concordaram em limitar os embarques de trigo na temporada 2024/25 a 16,2 milhões de toneladas para manter suprimentos suficientes para a população local.
Os comerciantes usaram quase 44,5% da cota de exportação de trigo acordada até agora. Não há restrições às exportações de outras commodities.
O ministério disse que, em outubro, os comerciantes exportaram cerca de 2,6 milhões de toneladas de grãos até agora. Entre 1 e 23 de outubro do ano passado, as exportações haviam somado 1,6 milhão de toneladas.
A safra combinada de grãos e oleaginosas de 2024 da Ucrânia deve cair para 77 milhões de toneladas, incluindo cerca de 54 milhões de toneladas de grãos, disse o ministério.
As exportações de grãos da Ucrânia na temporada de comercialização de 2023/24 aumentaram para cerca de 51 milhões de toneladas, ante 49,2 milhões de toneladas no ano anterior.
(Reportagem de Pavel Polityuk)
0 comentário

Preços do arroz estancam perdas e assumem estabilidade no mercado brasileiro; atenção à concorrência com o Mercosul

Mapa publica novo Zarc para a semeadura do feijão

Ibrafe: Feijão-carioca inicia a semana com perspectiva de retomada na demanda

Estimativa aponta recorde de produtividade na safra de arroz em Santa Catarina

Feijão/Cepea: Avanço da colheita segue exercendo pressão sobre cotações

Ibrafe: Safra de Feijão-preto pode ser 3 vezes maior do que há 10 anos