Semeadura de arroz no Estado do Rio Grande do Sul alcança 9,5% da área estimada
A semeadura do arroz no Rio Grande do Sul alcançou 9,54% nesta semana, conforme levantamento elaborado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Foram semeados nas seis regionais arrozeiras, até agora, 90.502 hectares dos 948.356 hectares estimados pelo Instituto. A pequena evolução em relação à semana anterior se justifica pelas fortes chuvas desta semana em todo o Estado.
“As precipitações que ocorreram nas últimas semanas no Estado foram muito intensas e isso ocasionou que toda a região da Zona Sul ainda não começasse a semeadura. São áreas grandes e é uma região que representa muito hoje para a produtividade do arroz. Mas ainda temos um mês até o final do período mais recomendado para a semeadura de arroz, que vai até o início de novembro”, comenta o gerente da Extensão Rural (Dater) do Irga, engenheiro agrônomo Luiz Fernando Siqueira.
Ele acrescenta que a Fronteira Oeste ainda é a região mais avançada, com pouco mais de 30% da área semeada. “Conforme o relato dos colegas da região, o normal da semeadura para o mês de setembro é ficar próximo a 30% e esse objetivo foi cumprido pelos produtores da regional”, complementa Siqueira.
A evolução da semeadura de arroz elaborada pelo Irga e coordenada pela Dater a partir de informações coletadas pelos núcleos da autarquia no interior do Estado junto aos orizicultores.
0 comentário
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Com mercado aquecido, empresa brasileira exporta mais 500 toneladas de feijões especiais
Ibrafe: Brasil bate novo recorde em exportação de excedentes de Feijão