Quatro regiões de grãos da Rússia em estado de emergência devido às fortes chuvas
MOSCOU, 19 de setembro (Reuters) - A vasta região de Krasnoyarsk, na Rússia, declarou estado de emergência na quinta-feira devido às fortes chuvas que destruíram as plantações de inverno durante o período de germinação, elevando o número total de regiões produtoras de grãos da Sibéria em condições de emergência para quatro.
No início de setembro, foi anunciado estado de emergência nas regiões de Tomsk, Novosibirsk e Kemerovo.
Juntas, as quatro regiões foram responsáveis por cerca de 5% da colheita de grãos do ano passado na Rússia, o maior exportador de trigo do mundo.
Declarar estado de emergência pode permitir que os agricultores reivindiquem indenização.
"Devido à abundância de chuva e à umidade excessiva do solo, as plantações dos agricultores sofreram enquanto a germinação acontecia", disse Sergei Ponomarenko, primeiro vice-governador da região de Krasnoyarsk, em um comunicado.
Ponomarenko estimou a área afetada em mais de 17.000 hectares, com danos financeiros preliminares excedendo 280 milhões de rublos (US$ 3 milhões). As perdas resultantes da safra de inverno afetarão a colheita do ano que vem.
Mais de uma dúzia de regiões produtoras de grãos da Rússia foram atingidas por clima extremo, desde geadas no início da primavera até secas nos últimos meses. O mau tempo afetou uma área de mais de 1,1 milhão de hectares, disseram autoridades.
Apesar das perdas, a Rússia manteve sua previsão oficial de colheita de grãos em 132 milhões de toneladas, uma queda de 10% em relação ao ano passado, e sua previsão de exportação em 60 milhões de toneladas.
($1 = 92,7000 rublos)
Reportagem de Olga Popova; Redação de Gleb Bryanski; Edição de Mark Potter
0 comentário

Itaú BBA: Produção de amendoim no Brasil mais que dobra em 10 anos

Ibrafe: mercado de Feijão enfrenta desafios significativos nesta semana

Arroz/Cepea: Ritmo de queda de preços desacelera

Federarroz: Chuvas causam acamamento e preocupação em produtores de arroz gaúchos

Ibrafe: está na hora de entrar com preços mínimos abaixo de R$ 152,91 por saca

A guerra comercial de Trump seca as vendas de sorgo para a China, mas os agricultores dos EUA planejam plantar mais