AgRural: Com chuva ainda irregular, plantio de milho verão vai a 15% no Centro-Sul
A semeadura da primeira safra de milho 2024/25, o milho verão, chegou na quinta-feira (05) a 15% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 8% uma semana antes e 17% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural. Os trabalhos seguem concentrados nos três estados do Sul, como é comum nesta época do ano.
A semana foi de plantio acelerado no Rio Grande do Sul e no Paraná, com os produtores aproveitando a umidade disponível no solo e de olho na previsão de chuva nos próximos dias. Já em Santa Catarina, onde o plantio havia avançado bem na semana anterior, o tempo mais seco fez as máquinas pararem, com boa parte dos produtores esperando a confirmação de novas chuvas para retomarem os trabalhos com mais força.
Soja
Mesmo com o vazio sanitário já encerrado em parte do Paraná desde o dia 1º e em Mato Grosso desde o dia 6, o plantio da safra 2024/25 de soja ainda não começou devido à baixa umidade do solo e ao tempo quente e seco que predomina em praticamente todo o país. Com pouca chuva nos radares e termômetros muito altos, as plantadeiras tendem a permanecer nos galpões até surgirem sinais mais consistentes de chuva.
0 comentário
Ibrafe: Mercado de Feijão nestes primeiros dias de janeiro apresenta uma dinâmica complexa
Feijão, por Ibrafe: Varejo historicamente repassa quedas muito lentamente
Rio Grande do Sul encerra a semeadura de arroz irrigado
Ibrafe: México divulga necessidade de importação de Feijões
Arroz/Perspectiva Cepea: Produção brasileira pode ser a maior em 7 anos e a mundial, recorde
Bulog da Indonésia pretende adquirir 3 milhões de toneladas de arroz nacional