Irga divulga novo levantamento da colheita
Nesta semana, o levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz sobre a evolução da colheita no Estado aponta para 439.087 hectares colhidos, o que representa 45,87% da área total semeada (957.185 ha). A produtividade média da safra 2021/2022 está em 8.476 quilos por hectares no RS.
Duas das seis regionais arrozeiras já ultrapassaram os 50% de área colhida. A Fronteira Oeste é a mais adiantada, com 180.795 hectares, o que representa 63,51% da área total semeada. E a Planície Costeira Externa registra até o momento 57.734 ha (53,94%).
Os dados foram tabulados pela Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural, a partir de informações das equipes dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) do instituto junto aos produtores e atualizadas por meio da plataforma “Safras Irga”.
As áreas consolidadas como perdidas em virtude da estiagem não estão sendo contabilizadas, assim como as afetadas pelo granizo.

Além disso, os períodos prolongados de altas temperaturas no estádio reprodutivo da cultura também estão trazendo perdas de produtividade e afetando a qualidade do grão. Essas perdas serão computadas de forma consolidada no final da apuração.
Do total semeado na Fronteira Oeste, a área perdida por falta de água está estimada em 32.500 ha. As cidades mais afetadas são Maçambará, Itaqui, Uruguaiana, Alegrete e São Borja.
Na Região Central, 3.850 ha foram perdidos com a estiagem, principalmente nos municípios dos Núcleos do Irga de Cachoeira do Sul, São Sepé, Candelária, Agudo e Restinga Seca.
A região da Campanha contabiliza 2.300 hectares de lavoura de arroz perdidas devido ao prolongado período de estiagem. As cidades mais afetadas da regional são Cacequi, Santana do Livramento e São Gabriel. Os demais municípios tiveram perdas inferiores a 2% da área semeada.

0 comentário

Itaú BBA: Produção de amendoim no Brasil mais que dobra em 10 anos

Ibrafe: mercado de Feijão enfrenta desafios significativos nesta semana

Arroz/Cepea: Ritmo de queda de preços desacelera

Federarroz: Chuvas causam acamamento e preocupação em produtores de arroz gaúchos

Ibrafe: está na hora de entrar com preços mínimos abaixo de R$ 152,91 por saca

A guerra comercial de Trump seca as vendas de sorgo para a China, mas os agricultores dos EUA planejam plantar mais