Arroz: Produção no Rio Grande do Sul ameaçada pelas chuvas fortes

Publicado em 09/01/2015 17:28

As lavouras de arroz do Rio Grande do Sul receberam uma grande quantidade de chuva no início de 2015. Na cidade de Alegrete, a nona maior produtora do grão no Estado, o acumulado de água em menos de 10 dias corresponde a 70% do normal para todo o mês de janeiro. Em Itaqui, também na Fronteira Oeste, choveu a metade do normal para 31 dias.

O mau tempo pode trazer prejuízos para a produção final e arroz no Rio Grande do Sul. De acordo com o último levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgado hoje, cerca de 15% da safra foi plantada depois da janela ideal, o que pode influenciar os índices de produtividade. A área cultivada com arroz na safra 2014/15 está estimada em 1.119,2 mil hectares.

O lado bom do excesso de chuvas é que a quantidade de água disponível nos mananciais é suficiente para a irrigação no Estado.

Para os próximos meses, as chuvas vão continuar acima da média no Rio Grande do Sul. Segundo a Somar Meteorologia, as águas do Oceano Atlântico na altura do Estado estão mais aquecidas, o que deixa os sistemas meteorológicos ‘presos’ no Sul do país. Mesmo com chuva forte, a temperatura ficará acima da média. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal do Tempo - Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário