Produtores gaúchos finalizam plantio de feijão

Publicado em 05/01/2015 07:23

O plantio da primeira safra de feijão foi encerrado na última semana no Estado. Houve redução da área plantada devido, principalmente, à perda de espaço para soja. Além disso, segundo a Associação dos Produtores de Feijão do Rio Grande do Sul (Aprofeijão-RS), a falta de mão de obra para a colheita faz com que pequenos produtores abandonem a cultura, que fica, cada vez mais, concentrada em grandes propriedades. Algumas regiões iniciaram a colheita ainda em dezembro, mas encontram dificuldades pelo excesso de chuva. Com isso, a produtividade também pode apresentar queda. 

De acordo com o gerente técnico da Emater, Dulphe Machado Neto, o plantio ocupa 48,6 mil hectares, redução de 5,24% na comparação com a última safra. Em condições climáticas normais, a produtividade deve ser de 1,3 mil toneladas por hectare, queda de 4% na comparação com as 1,4 mil toneladas do ano passado, considerado um desempenho recorde. Dessa maneira, a produção gaúcha tende a cair 9%, fechando em 66,8 milhões de toneladas. A região de Caxias tem a maior participação em nível estadual, com 11,6 mil hectares e expectativa de colher, novamente, 1,4 mil toneladas por hectare. 

Leia a notícia na íntegra no site do Jornal do Comércio

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal do Comércio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário