CNA debate demandas de produtores de aves e suínos
A Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA se reuniu, na terça (25), para tratar das demandas dos produtores integrados de aves e suínos e apresentar exemplos de sucesso regionais que podem ser replicados por outros estados.
O presidente da comissão, Adroaldo Hoffmann, destacou a importância da união das federações de agricultura estaduais para destravar as pautas das cadeias produtivas.
“Nós podemos pensar junto com os produtores da suinocultura e avicultura na sustentabilidade financeira e ambiental das atividades,” disse.
Entre os assuntos da pauta, os membros abordaram o ciclo de palestras com produtores de Mato Grosso, promovido pela CNA e Federação de Agricultura do Estado (Famato) em fevereiro.
Rafael Filho, assessor técnico da CNA, explicou que os encontros aconteceram em quatro municípios e buscaram alinhar informações ao atualizar os produtores com questões técnicas, receber as demandas do setor e falar sobre a importância da capacitação das Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs).
De acordo com Rafael Filho, a ideia é levar esse ciclo de palestras para outros estados.
A comissão também abordou a necessidade de levar conhecimento técnico e de gestão às integradoras de suínos e aves.
Sobre o assunto, a analista da Assistência Técnica e Gerencial do Senar Mato Grosso do Sul, Gabriela Bagio Oliveira, trouxe o exemplo da metodologia aplicada nas cadeias produtivas do estado e os resultados alcançados pelos produtores rurais.
Segundo Gabriela, a assistência técnica começou em 2018 e, após um ano de atendimento, os produtores alcançaram avanços significativos como redução de custos, tanto operacionais quanto totais, e avanços financeiros, apresentando margem bruta e líquida positivas.
Para o presidente Adroaldo Hoffmann, as experiências positivas devem ser replicadas para fortalecer as cadeias produtivas.
Os membros também discutiram a Resolução n°5.195/2024, do Conselho Monetário Nacional, que ajusta as normas previstas no Manual de Crédito Rural para financiamentos de avicultura, suinocultura e piscicultura sob regime de integração.
Uma das novidades da resolução é a necessidade de observação do Documento de Informação Pré-Contratual (DIPC), que deverá ser fornecido pelo integrador previamente à formalização do contrato de integração para acessar os financiamentos. Além disso, os parâmetros técnicos e econômicos do DIPC também devem ser validados pela Cadec.
Hoffmann afirmou que a comissão buscará ferramentas para auxiliar os produtores a atenderam os pré-requisitos do Manual de Crédito Rural e acessarem os financiamentos.
0 comentário

Cotações estáveis para o mercado do frango nesta sexta-feira (28)

Suínos: cotações se acomodam nesta sexta-feira (28)

Publicada portaria que suspende eventos e criação de aves ao ar livre como medida preventiva da Gripe Aviária

Ovos/Cepea: Poder de compra atinge novo recorde frente ao farelo

Frango/Cepea: Exportação recorde sustenta preços no Sul

Estabilidade predomina nesta quarta-feira (27) no mercado do frango