França elogia vacinação contra gripe aviária enquanto aves são deixadas ao ar livre
PARIS, 26 de março (Reuters) - A França informou na quarta-feira que seus rebanhos de aves poderão ficar ao ar livre novamente após uma calmaria nas infecções por gripe aviária que o governo atribuiu a um programa de vacinação.
Em 2023, a França se tornou o primeiro grande exportador de aves do mundo a lançar uma campanha nacional de vacinação contra a gripe aviária altamente patogênica, ou gripe aviária, na tentativa de conter o vírus que devastou rebanhos de aves em todo o mundo e se espalhou para outras espécies, incluindo humanos.
O país exige a vacinação de patos de criação, que são particularmente vulneráveis à gripe aviária.
"A política de vacinação da França deu resultado", disse a Ministra da Agricultura Annie Genevard aos legisladores. "A França recuperou seu status de país livre (da gripe aviária), o nível de risco agora é moderado e os patos poderão sair novamente."
O programa de vacinação foi bem recebido pela indústria avícola francesa , pois ajudou na recuperação da produção, apesar das restrições comerciais impostas à França por alguns países importadores.
Os Estados Unidos estão considerando recorrer à vacinação enquanto enfrentam uma crise de gripe aviária que elevou os preços dos ovos e causou transmissão para vacas leiteiras e trabalhadores rurais .
Enquanto isso, a Grã-Bretanha anunciou esta semana que a gripe aviária foi detectada em uma ovelha , o primeiro caso desse tipo relatado no mundo.
Reportagem de Bertrand Boucey e Gus Trompiz; Edição de Angus MacSwan
0 comentário

Cotações estáveis para o mercado do frango nesta sexta-feira (28)

Suínos: cotações se acomodam nesta sexta-feira (28)

Publicada portaria que suspende eventos e criação de aves ao ar livre como medida preventiva da Gripe Aviária

Ovos/Cepea: Poder de compra atinge novo recorde frente ao farelo

Frango/Cepea: Exportação recorde sustenta preços no Sul

Estabilidade predomina nesta quarta-feira (27) no mercado do frango