A indústria suína britânica em dificuldades exige que grande varejista intensifique apoio ao setor
O órgão comercial da indústria suína do Reino Unido disse nesta quinta-feira à Tesco, o maior grupo de supermercados do país, que precisa fazer mais para apoiar os produtores em dificuldades ou corre o risco de perder sua base de fornecimento de carne suína do Reino Unido.
Em uma carta aberta ao presidente-executivo da Tesco, Ken Murphy, o presidente da National Pig Association (NPA), Rob Mutimer, disse que o varejista, dada sua escala, estava posicionado de forma única para agir para evitar a “destruição do setor de suínos do Reino Unido”.
Mutimer disse que os produtores de carne suína do Reino Unido estão enfrentando perdas sem precedentes, já que os custos de produção disparam devido aos preços recordes de ração para suínos devido aos preços mais altos do trigo causados pela guerra na Ucrânia.
Ele observou que atualmente custa de 203 pence a 216 pence por kg para produzir um porco, mas os preços médios do porco permanecem abaixo de 170 pence por kg, o que significa que muitos produtores estão perdendo dezenas de milhares de libras por semana.
Ele disse que os rivais menores da Tesco - Sainsbury's, Asda, Morrisons, Aldi, The Co-op, Marks & Spencer e Waitrose - estavam pagando mais a seus fornecedores pela carne suína britânica. No entanto, ele disse que a Tesco, que tem mais de 27% de participação no mercado de supermercados da Grã-Bretanha, precisa fazer mais.
“A menos que uma ação seja tomada agora e um preço justo seja pago, não restará uma indústria suína doméstica para atender às demandas de seus compradores”, disse Mutimer a Murphy.
Em resposta, a Tesco disse que reconhece a gravidade da situação que os suinocultores do Reino Unido estão enfrentando e está trabalhando em estreita colaboração com seus fornecedores para entender o que mais pode fazer para apoiar o setor.
“Através dos modelos de compra que já temos, nossos fornecedores aumentaram os pagamentos aos agricultores em 3,4 milhões de libras (US$ 4,2 milhões) desde março de 2022”, disse um porta-voz da Tesco.
“No entanto, gostaríamos de fazer mais e estamos trabalhando ativamente com nossos fornecedores em um plano de pagamento aprimorado para apoiar os agricultores no curto prazo.”
No mês passado, a Tesco divulgou um salto de 36% no lucro para 2021-22, mas alertou para uma queda neste ano fiscal, já que a inflação crescente pressiona o grupo de supermercados e seus clientes. ($ 1 = 0,8087 libras)
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