Produtores de suínos e frangos de corte podem calcular custos de produção com planilha da Embrapa
Produtores de suínos e de frango de corte integrados contam agora com uma ajuda na gestão da granja. A Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, disponibiliza a partir de hoje (24) uma planilha eletrônica para organizar os dados e gerar as informações necessárias para estimar custos de produção. A planilha "Cálculo simplificado do custo de produção do integrado" foi desenvolvida pelas equipes de socioeconomia e tecnologia da informação da Embrapa e pode ser baixada gratuitamente no site da Central de Inteligência de Aves e Suínos - CIAS (www.cnpsa.embrapa.br/cias). A apresentação oficial ao público será feita durante esta sexta-feira no estande da Unidade na Expo Agro, que acontece no Parque de Exposições do município.
Os cálculos da planilha eletrônica seguem a metodologia utilizada pela Embrapa e pelos principais países produtores, baseada no custo total, que é a soma das despesas de custeio e do custo de oportunidade da mão de obra própria ou familiar, depreciação e custo de oportunidade do capital investido. Uma apresentação em gráficos facilita a visualização e permite avaliar os itens que mais impactam no custo.
O objetivo da Embrapa com esta iniciativa é subsidiar a busca da sustentabilidade dos produtores integrados e das cadeias produtivas de suínos e frango de corte no longo prazo. Nesse sentido, é uma importante ferramenta para capacitação de técnicos e produtores na gestão de custos de produção.
A planilha já vem preenchida com exemplos de custos de granjas parceiras da Embrapa. São valores meramente ilustrativos, mas que auxiliam o produtor na inserção dos dados da sua realidade. Acompanha ainda uma cartilha com a ajuda para preenchimento passo a passo. Outras informações sobre a planilha eletrônica podem ser obtidas com o Serviço de Atendimento ao Cidadão da Embrapa (SAC), no endereçoembrapa.br/fale-conosco/sac.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina