ZCAS segue ativa e Inmet emite alerta laranja para muita chuva no Centro-Norte do país
Pelo terceiro dia consecutivo a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai influenciar a ocorrência de chuvas intensas no Centro-Norte do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o estado de alerta laranja para o norte de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, centro-sul do Maranhão e Piauí.
"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação.
A Climatempo também alerta para muita chuva, que pode causar transtornos para as populações, no sul do Piauí, sul do Maranhão, oeste da Bahia, Vale do São Francisco e sul da Bahia. A região do Recôncavo Baiano, o nordeste da Bahia, o centro-sul do Maranhão e do Piauí e a região de Petrolina também têm várias pancadas de chuva, mas com alguns períodos de sol.
Veja o mapa de previsão de precipitação do Inmet
De acordo com os principais modelos meteorológicos, os volumes mais expressivos de chuvas são esperados para pontos isolados de todos os estados e o acumulado pode chegar a 50mm em algumas áreas nas próximas 24 horas. Atenção para áreas no sul da Bahia onde já foram registrados problemas nos últimos dias com excesso de água.
"Ventos marítimos sopram moderados e levam umidade para o interior do Sudeste. O ar úmido e a presença de áreas de baixa pressão atmosférica no interior da Região e na costa do Espírito Santo geram muitas nuvens de chuva por todo o Sudeste", complementa a previsão da Climatempo.
A tendência é que continue chovendo nessas áreas até o final de semana. No norte de Minas Gerais, na Bahia, norte de Goiás e centro-leste do Tocantins, a precipitação pode ultrapassar os 70mm nas próximas 72 horas.
Já para o Sul do país não há previsão de mudanças significativas nas condições do tempo. Em Santa Catarina e no Paraná a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera continua concentrando muita umidade no leste dos estados, favorecendo chuva nessas áreas.
"O sol aparece forte sobre o Rio Grande do Sul. Pancadas de chuva podem ocorrer a partir da tarde no extremo norte e noroeste do estado, incluindo a serra. Alerta para muita chuva no Vale do Itajaí, no litoral catarinense, ma Grande Curitiba e no litoral do Paraná", prevê a Climatempo.
Veja a previsão do modelo GFS para os próximos dias
0 comentário
NOAA: La Niña está estabelecido e deve persistir até o trimestre entre fevereiro e abril
Condições de La Niña estão presentes e podem persistir até fevereiro-abril
Previsão do Inmet mostra permanência do tempo seco sobre o Sul do Brasil nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (9) para todo o Brasil
Terremoto de magnitude 5,5 atinge a China perto da nascente do Rio Amarelo
Duas realidades climáticas para o Brasil: Muita chuva no nordeste e veranico no Sul