Chuva sem pausa: Centro-Sul do Brasil tem novo dia de alerta para tempestade nesta 3ª feira
A terça-feira (28) será mais um dia de chuvas intensas no Centro-Sul do Brasil. Áreas de instabilidade continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas e deixam boa parte da área em estado de alerta para tempestade nas próximas 24 horas.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas mais volumosas são previstas para o extremo norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e centro-Sul do Mato Grosso do Sul. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma a publicação.
O Inmet também emitiu alerta amarelo para chuvas intensas em São Paulo, centro-norte do Mato Grosso do Sul, São Paulo, áreas de Minas Gerais, Mato Grosso e toda a região do Matopiba. " Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo", afirma a publicação.
A tendência é que continue chovendo sem pausa nessas áreas nos próximos dias. Segundo o modelo Cosmo, na próxima quinta-feira (2), o acumulado pode ultrapassar os 50mm em Santa Catarina, mantendo ainda a condição de chuva também no Paraná. Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) também mantém a condição de chuva em boa parte do país nos próximos sete dias.
No período entre 28 de fevereiro e 8 de março, o modelo norte-americano prevê as chuvas mais expressivas entre o Paraná e no Mato Grosso do Sul, com volumes entre 70mm e 100mm. Nas demais áreas do Brasil, o mapa prevê chuvas entre 60mm e 70mm. Segundo o NOAA, apenas o Nordeste deve permanecer com pouca chuva no período.
Entre os dias 8 e 16 de março, o NOAA tem a previsão de muita chuva no Brasil, com exceção da região Sul do país. Nas demais áreas, a tendência é de volumes entre 90mm e 125mm no período.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana