Sul do Brasil tem mais um dia de instabilidade e alerta para tempestades nesta 4ª feira
A chegada de uma frente fria no Sul do Brasil ainda favorece a formação de nuvens carregadas e a previsão é de chuva volumosa, chegando em forma de temporais e com muita ventania, de acordo com as previsões mais recentes da Climatempo.
Chove desde ontem no estado gaúcho, levando alívio em algumas áreas depois de vários dias de temperaturas elevadas e tempo extremamente seco. "Infelizmente as áreas muito secas no Sul e no Oeste gaúcho receberam muito pouca chuva até o momento, com volumes que em geral não passaram dos 10 mm acumulados em 24 horas", afirma a consultoria.
Para esta quarta-feira (15), os modelos ainda indicam chuva em todo estado, com exceção da região de Uruguaiana. A tendência é que na quinta-feira uma nova frente avance, aumentando as áreas de instabilidade em todo estado.
O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas volumosas também no Paraná e em Santa Catarina, com volumes entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas. A tendência é que continue chovendo em toda área nos próximos dias.
Para o Sudeste do Brasil a previsão indica um dia típico da estação, com temperaturas elevadas e abafado, e chance de chuva no período da tarde. "O sul capixaba pode ter algumas pancadas de chuva à tarde. Para as demais regiões de Minas Gerais, no Rio De Janeiro e em São Paulo, a previsão é de períodos com sol entre muitas nuvens e várias pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e em parte da noite", afirma a Climatempo.
No Centro-Oeste, as chuvas também são previstas para o período da tarde. As chuvas mais volumosas estão previstas para o Mato Grosso, com acumulado entre 20mm e 50mm nas próximas 24 horas. Também chove no oeste de Goiás e em Mato Grosso do Sul, porém com volumes mais baixos.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Previsão estendida
A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), mantém a previsão de chuvas em quase todo o país nos próximos 15 dias.
No período entre 15 e 23 de fevereiro, o NOAA indica as chuvas mais volumosas na região Central do país, com acumulados entre 60mm e 100mm. Na região Sul do Brasil, o mapa sinaliza condição de chuva nos três estados, mas com muita irregularidade para o Rio Grande do Sul.
No período entre 23 de fevereiro e 3 de março, a tendência é de chuva abrangente também no Rio Grande do Sul. Com exceção de alguns estados no Nordeste, todo o Brasil tem previsão de acumulados entre 40mm e 50mm.
Veja o modelo de previsão estendida para todo Brasil:
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil