Última sexta-feira do outono tem alerta de risco de granizo no Centro-Sul do Brasil
A última sexta-feira (17) do outono será marcada por bastante instabilidade no Centro-Sul do Brasil. De acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, o avanço de uma frente vindo da Argentina para o Sul do Brasil vai favorecer a formação de nuvens carregadas em toda área.
"O choque térmico induzido por esta frente fria e a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera vai facilitar a formação de nuvens muito carregadas, com potencial para tempestade severa, com chuva volumosa, ventania e granizo", afirma a consultoria.
Os dados da Climatempo destacam ainda que o dia é de alerta para risco de granizo em algumas áreas, com destaque para o oeste e sul do Mato Grosso, oeste e sul do Mato Grosso do Sul.
Já o Instituto Nacional de Meteorologia mantém a faixa oeste da região sul em alerta nesta sexta-feira. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma a publicação
Com relação aos volumes de chuva, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê as chuvas mais expressivas para o norte do Rio Grande do Sul, com acumulados que podem chegar a 70mm nas próximas 24 horas no norte gaúcho.
Alerta especial, segundo a Climatempo: perigo de temporal, com granizo e chuva volumosa, com maior potencial para transtornos para a população, no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul, no oeste e sul do Paraná, no oeste, centro, norte e sul de Santa Catarina, no norte e nordeste do Rio Grande do Sul (inclui Grande Porto Alegre)
O modelo também mostra a condição para chuvas em áreas de Santa Catarina, Paraná e centro-sul do Mato Grosso do Sul com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas. "No decorrer desta sexta-feira, com o deslocamento da frente fria, nuvens pesadas avançam sobre parte de São Paulo e se espalham para o leste e norte de Mato Grosso do Sul", complementa a Climatempo.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana