Chuvas voltam com intensidade para o Sudeste do Brasil neste final de semana
As chuvas voltam com intensidade para o Sudeste do Brasil neste final de semana. As previsões são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e indicam que o avanço de uma frente fria durante esta sexta-feira (5) para São Paulo, vai favorecer o aumento de nuvens carregadas na área.
Antes de avançar para o Sudeste, o sistema ainda vai favorecer chuvas intensas no Sul do país nas próximas 24 horas. De acordo com o modelo Cosmo, também do Inmet, os maiores volumes são esperados para o centro-norte do Paraná, com precipitação entre 30mm e 60mm. Santa Catarina e Rio Grande do Sul também têm previsão de chuvas, porém com volumes mais baixos.
Ao longo do dia, com o avanço do sistema, as chuvas chegam com mais intensidade no centro-sul de São Paulo, com previsão de precipitação entre 30mm e 40mm. A frente vai influenciar ainda a condição de chuvas no Mato Grosso do Sul, também com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm.
Entre sábado e domingo (7), as chuvas chegam também em Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. "No domingo as chuvas chegam forte em Minas Gerais, principalmente na Zona da Mata Mineira. Sul e noroeste de Minas também tem previsão de muita chuva", afirma Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet.
Veja o mapa de previsão de precipitação para o Sudeste no sábado (6):
Fonte: Inmet
O avanço da frente e a circulação de ventos também vai favorecer as chuvas no sul de Goias, e para o domingo, a previsão é de acumulados entre 20mm e 30mm. Em algumas regiões do Centro-Oeste e do Matopiba, o volume de chuva pode continuar comprometendo a colheita da soja no Mato Grosso e também no Maranhão.
Segundo Mamedes, os volumes diminuem, mas continua condição de chuva em toda área. Nas próximas 24 horas, os dois estados têm previsão de chuvas entre 20mm e 30mm. A tendência é que os volumes diminuam a partir de sábado (6).
A cada dia em que as chuvas continuam chegando ao centro-norte do Brasil, a preocupação dos sojicultores aumenta. As regiões onde o excesso de umidade ainda castiga as lavouras, a soja segue perdendo qualidade e a impossibilidade da colheita atgrasa ainda mais o plantio da segunda safra de milho, a qual também está sendo empurrada para fora da janela ideal de cultivo.
Veja a matéria completa aqui:
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil