Tempo: Alerta de altos acumulados de chuva nesta 2ª em áreas de AL, PB, PE e RN; VEJA FOTOS
Imagem de satélite nesta segunda-feira (17) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
A semana começa no Brasil com as chuvas ainda concentradas sobre as extremidades do país. O destaque é para áreas da região Nordeste, onde as chuvas já foram volumosas nos últimos dias e seguem nesta segunda-feira (17) com fortes instabilidades.
"Estas nuvens carregadas devem atingir especialmente litoral de Pernambuco, mas mesmo assim, não dá para descartar a ocorrência de chuva moderada a forte sobre o litoral da Paraíba e também sobre João Pessoa nesta segunda-feira, 17 de junho", informa a Climatempo.
chuva: a joão pessoa: pic.twitter.com/cnDDPBODFz
— brenda (@brendalunaa_) June 13, 2019
#cafecomjornal Em João Pessoa não paras de chover a mais de 4 dias e já são mais de 490 ml de chuva pic.twitter.com/vUN0bfYnSQ
— Maurílio Nóbrega (@Mauriliodn) June 17, 2019
joao pessoa depois de em 12h chover mais da metade da chuva prevista pro mês todin pic.twitter.com/8Lh6cUVcos
— w (@pretitudejr) June 13, 2019
Hj foi tenso... Quase uma senhora foi arrastada para a garagem do meu prédio. A chuva mais uma vez transformou Recife e RMR num caos, inclusive com mortes em Camaragibe. 🙁😞😔 pic.twitter.com/2DiXz4lQGR
— Flávio Barra (@FlvioBarra1) June 13, 2019
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para acumulados de chuva ao longo desta segunda em áreas de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Também chove forte em áreas do Norte do país.
"Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco", destacou o Inmet sobre a previsão para áreas da região Nordeste.
Aviso para as áreas: Cariri E Seridó Paraibano, Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Agreste E Brejo Paraibano, Metropolitana De Recife, Agreste Pernambucano, Mata Pernambucana, Leste Alagoano, Agreste Alagoano, Litoral E Mata Paraibano
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (17/06 a 19/06) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
As chuvas nos últimos dias já foram volumosas sobre áreas do Nordeste e causaram estragos em João Pessoa (PB) e Recife (PE). Na capital paraibana, foram registrados alagamentos, queda de barreiras e outros transtornos. 64 famílias estão sendo assistidas epla Prefeitura de João Pessoa.
De acordo com dados do Inmet, João Pessoa (PB) já acumula mais de 500 milímetros de chuva em todo o mês de junho. A média é de cerca de 355 mm. "Junho já pode ser considerado um dos 10 junhos mais chuvosos em João Pessoa em 38 anos de medições pelo INMET", diz a Climatempo.
No final da semana passada, Pernambuco é que teve problemas com as chuvas volumosas. Somente entre 13 e 14 de junho, a capital Recife recebeu 147,2 mm. "Vários municípios da região metropolitana de Recife tiveram transtornos provocados pela chuva forte do fim da semana passada", disse a Climatempo.
Rio Capibaribe São Lourenço da mata muita chuva em Recife pic.twitter.com/iv0XJGzuE9
— Mario TIM Beta Lab (@Mario44005979) June 13, 2019
Uma árvore caiu aqui na rua agora pouco, sorte que não pegou ninguém... #raincife pic.twitter.com/YuSrsDhJyz
— Brunu™ (@brunu333) June 17, 2019
O mapa de precipitação acumulada do Inmet para o Brasil das últimas 24 horas aponta que os maiores volumes de chuva ocorreram justamente sobre áreas do Norte, Nordeste e extremo Sul do Rio Grande do Sul. Os três maiores volumes foram em João Pessoa (PB): 105,4 mm, Fonte Boa (AM): 71 mm e Santa Vitória do Palmar (RS): 50,4 mm.
Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas:
Fonte: Inmet
Climatologicamente, segundo dados de normais levantados pelo Inmet em todo o Brasil de 1981 até 2010, está dentro do esperado que as chuvas neste mês de junho realmente se concentrem mais mesmo sobre as extremidades do país, com boas precipitações sobre o Norte, Sul e pontos litorâneos do Nordeste.
Veja o mapa da normal climatológica (1981-2010) em todo o Brasil no mês de junho:
Fonte: Inmet
Nos próximos sete dias, de 17 de junho até 24 de junho, a previsão do tempo aponta que as chuvas mais consistentes seguirão sobre áreas do Norte do país, mas no Nordeste elas diminuem bastante. No Sul, as precipitações também diminuem nos próximos dias. A maior parte do país tem tempo firme.
A previsão do tempo aponta que instabilidades devem reduzir ao longo da terça-feira sobre áreas do Nordeste. "Por enquanto, não há expectativa do retorno da chuva intensa a partir da terça-feira e até o fim da semana", destacou a empresa meteorológica.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para os próximos sete dias:
Fonte: Inmet
Ainda nesta segunda-feira, segundo o Inmet, também há alerta de acumulado de chuva para áreas de Amazonas e Roraima.
Previsão estendida de chuvas para o Brasil
De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 16 até 24 de junho, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Norte do país, mas também voltam leves ao Sul.
De 24 de junho até 02 de julho, as precipitações mais volumosas voltam a se concentrar sobre áreas ao extremo Norte e também seguem sobre áreas da região Sul e partes do Sudeste, mas neste período ficam mais volumosas. A maior parte da região central do país terá tempo firme.
Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 16 até 02 de julho:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Encerramento da semeadura da cultura do trigo da empresa Sementes Fabris em Seberi (RS). Envio de Danimar Manfio.
Milho de Grão avermelhado chamando - NS38 da Empresa Nidera em Ponta Porã (MS). Envio de Benedito Seeds
Finalizando colheita de soja em Buriticupu (MA). Envio de Stenio Carvalho.
Final de colheita soja safrinha na Propriedade de Alencar Tecchio em Serafina Corrêa (RS). Envio de Alencar Tecchio.
Colheita de milho em Marechal Cândido Rondon (PR). Envio deElton Hollmann.
Final de colheita soja safrinha na Propriedade de Alencar Tecchio em Serafina Corrêa (RS). Envio de Alencar Tecchio.
Clique e envie sua foto ou vídeo! Mande também através do WhatsApp (19) 99767-0241, pelo Instagram@jornalistadotempo ou com a #jornalistadotempo
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana