Tempo: Chuva intensa chega ao RS e se espalha pela região Sul nesta 4ª, mas com maior força para litoral
As chuvas retornaram para a região Sul do país nos últimos dias com a chegada de uma frente fria, mas ainda estavam restritos ao Sul do Rio Grande do Sul. A partir desta quarta-feira (02), no entanto, as precipitações começam a avançar para os outros estados da região e há risco de transtornos em áreas do litoral.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), chuvas intensas ainda atingem áreas do Rio Grande do Sul na divisa com o Uruguai em toda esta quarta. São esperadas chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). Mas é baixo o risco de danos na região.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (03/05 a 06/05) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Depois de um mês de abril marcado por baixos acumulados e muito calor no Sul do país, o cenário parece mais favorável. Além das chuvas intensas no Rio Grande do Sul, pancadas podem ocorrer sobre a maioria das áreas da região nesta quarta, mas a preocupação maior é com o litoral diante de possíveis transtornos, como transbordamentos de rios e alagamentos, segundo a Climatempo.
"A recente passagem de uma frente fria espalhou áreas de instabilidade sobre parte da Região e que se intensificam nesta quarta-feira, 2 de maio, no litoral norte de Santa Catarina, no Vale do Itajaí e no litoral do Paraná", noticiou a empresa meteorológica. Uma nova frente fria na sexta-feira (04) deve manter as instabilidades sobre a região.
Por outro lado, áreas centrais da região Sul ficarão sem chuvas pelo menos até a próxima semana, segundo mostra a mais nova rodada do modelo Cosmo do Inmet.
Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 4ª feira:
,
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Missões, Litoral Gaúcho
Morgana Almeida, chefe do centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, havia alertado em entrevista ao Notícias Agrícolas que o tempo no início de maio deveria ser mais favorável para regiões produtoras do Brasil, com uma maior frequência de frentes frias no Sul, que poderiam avançar até o Sudeste e parte da região Central.
Produtores de milho safrinha, principalmente do Paraná, já estavam preocupados com as condições climáticas adversas em pleno período de desenvolvimento do cereal. Mapas da Climatempo na semana passada mostravam que os níveis de água no solo, dado em que é possível determinar a necessidade ou não de irrigação, variavam entre 30% e 60% no Sul.
Leia mais:
» Milho: Com seca, preços no BR já acumulam de mais de 20% no ano
Veja o mapa com precipitação acumulada nos últimos 15 dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Milho safrinha sofrendo com a seca em Jataizinho (PR). Envio de Gustavo Munhoz
Finalizando a colheita da soja na Fazenda Emílio em Uruçuí (PI)
Colheita do feijão em Lavras (MG). Envio de Henrique Beluti
Colheita Soja Safra 17/18 em Campos Novos (SC). Foto do Engenheiro Agrônomo Jean Paulo Almeida
Colheita de arroz em São Rafael, São Vicente do Sul (RS). Envio de Milton Sergio
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana