Pecuária de corte desafia a crise e mantém crescimento
A previsão de PIB negativo não tira a motivação dos produtores brasileiros em investir na aumento da pecuária de corte, mostrou painel de especialistas realizado hoje na 8a Confederência Internacional dos Confinadores (Interconf), em Goiânia (GO). Mesmo o ligeiro recuo de 200 mil toneladas na produção anual - estimada em 9,9 milhões/t pela Agroconsult - não tira o ânimo do setor. "O preço do boi gordo está 18% superior há um ano e a cotação do bezerro aumentou 31%", disse o engenheiro agrônomo Maurício Palma Nogueria, da Agroconsult.
Outro indicador positivo para a cadeia da carne bovina é o mercado internacional. "Estimamos redução de 200 mil toneladas nas exportações brasileiras em 2015, mas a variação cambial está devolvendo o fôlego dos frigoríficos", assinalou Adolfo Fontes, do Rabobank.
"A abertura dos mercados da China e dos Estados Unidos representa um passo muito importante para o Brasil exportar mais nos próximos anos. Além disso, os outros grandes fornecedores, como EUA e Austrália, têm problemas para suprir a demanda", completou Fontes.
Essa situação ocorre num momento extremamente difícil para a economia brasileira. Para a economista Zeina Latif, da XP Investimentos, "o Brasil é hoje o patinho feio dos emergentes". Mesmo assim, ela confia na retomada a médio prazo e conceitua esse momento de construtivo. "O Brasil tem desafios internos a superar para voltar a ter a confiança dos mercados internacionais".
A Interconf 2015 é o maior evento da pecuária intensiva do Brasil. Mais de 1.000 produtores, técnicos e especialistas participam do evento, que acontecerá até o dia 17 de setembro.
"A Interconf é o fórum de discussões da cadeia da carne bovina, particularmente sobre o uso de novas tecnologias e ferramentas de boa gestão", explica Eduardo Moura, presidente da Associação Nacional dos Fornecedores, promotora do evento.
0 comentário

Carne bovina: Abertura de mercado no Marrocos

Julio Ramos, ex-secretário do Mapa, deve assumir diretoria na Abiec

Assinatura eletrônica para certificados sanitários para produtos de origem animal atinge a marca de mais de 100 mil solicitações

Brasil vai exportar carne bovina para o Vietnã após acordo firmado no país asiático

Ministros e presidente da ABIEC falam sobre exportações para o Japão após reunião com presidente Lula

Alemanha diz que Reino Unido retirou embargo de importação imposta após caso de febre aftosa na Alemanha