Euromonitor: Consumo de café não será puxado por tradicionais compradores, mas sim pela Ásia
Apesar de não ter avançado como o esperado nos últimos anos, o consumo de café se manteve resiliente mundo afora. As incertezas em relação à produção global do grão continuam, mas e para o consumo, quais são as expectativas? Segundo dados da Euromonitor, apresentados por Rodrigo Mattos durante o 29º Encafé, a demanda pelo produto vai continuar, mas o grande diferencial é que ela não parte de consumidores tradicionais como Estados Unidos e Europa, mas sim da Ásia.
De acordo com Mattos, é esperada uma demanda significativamente maior do que hoje e na Ásia o mercado de café ainda tem muito espaço para avançar. "Tem muito espaço para "roubar" do consumo de café que é muito grande, é um processo lento, mas vemos que tem grande potencial", disse. Além da Ásia, os dados apontam África e América Latina como potenciais mercados em expansão para o café.
Entre as tendências para os próximos anos, Rodrigo destacou que o mercado de café também poderá encontrar espaço com outras categorias e novas formas de se utilizar o café, como por exemplo as bebidas esportivas e as energéticas.
"O desenvolvimento de novos produtos será marcado por produtos que são gelados, sustentáveis e que se sobrepõem a outras categorias", complementa.
Mattos acrescenta ainda que mais do que nunca a cadeia fará uso de tecnologia para avançar do campo à xícara, justificado pelo efeitos das mudanças climáticas e principalmente o fato do consumidor final estar apostando em produtos que apoiem as causas sociais, por exemplo. "Sobre a quinta onda do café, é bem provável que ela não nasça nos grandes países consumidores. O café não se expandirá somente geograficamente, mas também em ocasiões locais", finalizou.
0 comentário
Café: Chuvas abaixo do esperado trazem suporte para alta do preço do arábica no fechamento desta 2ª feira (23)
Média diária de faturamento de café torrado tem alta de 86,2% nos quinze primeiros dias úteis de dezembro de 2024
Preços do café trabalham em lados opostos nas bolsas internacionais no início da tarde desta 2ª feira (23)
Café: preços iniciam 2ª feira (23) com baixas moderadas nas bolsas internacionais
Após muita volatilidade bolsa de Londres encerra sessão desta 6ª feira (20) com quedas nas cotações futuras
Café em Prosa #195 - Museu do Café passa por reposicionamento institucional e ganha nova identidade visual