A illycaffè é parceira do Viveiro de Atitude, programa socioambiental brasileiro que em 3 anos já ajudou mais de 17 mil pessoas
A illycaffè, primeira empresa italiana de café a obter a certificação B-Corp, é parceira do Viveiro de Atitude, programa socioambiental desenvolvido no Brasil pela Cooperativa do Cerrado Mineiro - monteCCer, que reúne produtores de café de Monte Carmelo, no estado de Minas Gerais, com o objetivo de criar iniciativas e projetos para a conservação do bioma Cerrado e, ao mesmo tempo, criar valor social.
O Viveiro de Atitude produz anualmente mais de 140 espécies nativas que são disponibilizadas à comunidade em geral, a fazendas vizinhas ou a zonas urbanas do território.
O cultivo de plantas nativas no território favorece a proteção dos aquíferos e do bioma da região do Cerrado. Através de programas de educação ambiental apoiados pela illycaffè, o projeto permite aumentar a superfície das florestas, preservar as nascentes e conservar a biodiversidade, elementos fundamentais para combater os efeitos das mudanças climáticas e, assim, proteger a produção de café de qualidade.
Todos os anos, o Viveiro vende cerca de 60 mil mudas e doa o lucro às instituições locais, que o utilizam para desenvolver projetos sociais. Graças aos fundos angariados, nos últimos anos foi possível criar serviços pós-escolares para crianças e construir espaços adaptados às necessidades dos idosos. Em três anos, mais de 17.000 pessoas foram beneficiadas, de forma direta, pelo projeto.
"O crescimento sustentável não pode ser separado da proteção do ambiente e da comunidade, elementos que devem alimentar-se mutuamente, produzindo um círculo virtuoso - explica Cristina Scocchia, CEO da illycaffè - apoiamos o Viveiro de Atitude desde o início porque acreditamos no valor da colaboração e da partilha de conhecimentos para desenvolver projetos que promovam a criação de valor social e ambiental a longo prazo".
Como Benefit Corporation, a illycaffè acredita na necessidade de construir um sistema capaz de se regenerar, garantindo o bem-estar das pessoas e do planeta. É por isso que a empresa trabalha lado a lado com os produtores de café, treinando-os para uma qualidade sustentável e apoiando projetos que criam valor para a comunidade e o meio ambiente.
0 comentário

Preços do café iniciam 4ª feira (16) em queda com realização de lucros

Café/Cepea: Menor disponibilidade doméstica limita exportação de robusta

Fundamentos do café seguem resilientes e devem sustentar os preços futuros até entrada da safra 2025

Preços do café seguiam em alta no início da tarde desta 3ª feira (15)

Exportações de cafés verdes em nível mundial atingiram o total de 42,79 milhões de sacas no período de outubro 2024 a janeiro 2025

Produção de café do Brasil deve superar expectativa inicial, diz Safras & Mercado