Governo brasileiro autoriza a venda de 60% de estoques públicos de café
SÃO PAULO (Reuters) - O governo brasileiro autorizou a venda de 60 por cento de estoques públicos de café em leilões quinzenais para ajudar a reduzir as preocupações com a oferta e os altos preços provocados pela seca, disse a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira.
A Conab planeja fazer leilões regulares a cada duas semanas para liquidar 827.666 sacas de café do governo estocado ao longo do ano, disse à Reuters José Portugal, superintendente de operações no departamento de leilões da agência.
A Conab anunciou na segunda-feira que iria retomar os leilões de café na sexta-feira com a venda de 67 mil sacas de café arábica.
No entanto, a agência enfrenta uma batalha difícil. Nos leilões no fim de 2015 e no início de 2016, as vendas estavam fracas e tiveram pouco impacto nos preços.
Após uma severa seca reduzir em 30 por cento a produção no Espírito Santo, principal Estado brasileiro produtor de robusta, os preços do grão têm pressionado a inflação ao consumidor.
(Por Reese Ewing; reportagem adicional de Caroline Stauffer)
0 comentário

Preços do café seguiam em alta no início da tarde desta 3ª feira (15)

Exportações de cafés verdes em nível mundial atingiram o total de 42,79 milhões de sacas no período de outubro 2024 a janeiro 2025

Produção de café do Brasil deve superar expectativa inicial, diz Safras & Mercado

Mercado do café inicia 3ª feira (15) com fortes ganhos nas bolsas internacionais

Café: Oferta mais restrita consolida alta de mais de 3% do robusta no fechamento da sessão desta 2ª feira (14)

Rastreabilidade e práticas ESG mantêm diferencial estratégico do setor cafeeiro no Brasil mesmo com aumento de tarifas para exportação, explica Serasa Experian