Base da economia sulmineira, café se adapta ao mercado, diz especialista
A tradição cafeeira da região, no entanto, tem se adaptado muito bem aos novos métodos de comércio, como conta o presidente do Centro de Comércio de Café de Minas Gerais, Archimedes Coli Neto. "O produtor começou a utilizar mais o sistema de trocas, sistema de CPR (Cédula do Produto Rural), venda futura. O produtor está mais bem informado sobre consumo e demanda, organizando mais as vendas e tendo um controle maior sobre os custos".
Ainda de acordo com o presidente, essas adaptações acontecem em conjunto com uma renovação dos produtores responsáveis pelas lavouras. "Uma nova geração de pessoas, que está trabalhando de uma maneira mais empresarial", destaca.
Segundo dados do CCCMG, dos 853 municípios mineiros, cerca de 600 produzem café. "No Sul de Minas, devido ao volume ser muito grande, com um giro financeiro muito alto, o produto é de extrema importância", diz Coli Neto.
0 comentário
Brasil tem potencial para continuar atingindo números recordes de exportações de café em 2025
Café: Preços futuros do café terminam a sessão desta 6ª feira em campo negativo em NY
Mercado do café segue trabalhando com baixas na tarde desta 6ª feira em NY
Café: Vencimentos futuros abrem a sessão desta 6ª feira com baixas em Nova York
Café/Retrospectiva Cepea: Com oferta apertada, preços mais que dobram e atingem recordes em 2024
Café: preços do arábica encerram a sessão desta 5ª feira (26) com baixas devido ao aumento no nível dos estoques certificados