Café: Nova York vira no meio-pregão desta 3ª feira e cai quase 300 pts com dólar acima de R$ 1,80
As cotações do café arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) passam a operar no campo negativo depois do meio-pregão desta terça-feira (10). Por volta das 13h48, o contrato março/15 registrava 164,60 cents/lb com queda de 300 pontos, o maio/15 anotava 167,55 cents/lb com 285 pontos de recuo e o julho/15 tinha 169,85 cents/lb com desvalorização 320 pontos.
Agências internacionais informam que os operadores corrigem tecnicamente os atuais patamares de preço após as altas registradas nas sessões anteriores em meio a temores com a oferta global de café. No entanto, essa preocupação diminuiu e há um movimento de realização de lucros. A valorização do dólar ante o real contribui para a queda, visto que desencoraja as exportações. Às 14h15 a moeda norte-americana tinha alta de 2,045 por cento, cotada a 2,834 reais na venda.
Outro viés baixista que também pode ter pressionado as cotações são as chuvas que caem no cinturão produtivo. De acordo com dados da Somar Meteorologia, nos próximos dias, os estados do Paraná e São Paulo devem receber precipitações em forma de pancadas típicas dos meses de verão. Os operadores normalmente acreditam que essas chuvas são suficientes para estancar as perdas causadas pela seca.
No entanto, informações de cafeicultores indicam que a safra deste ano pode ser menor do que se imaginava em função da falta de chuvas em 2014 e no início deste ano. Também existe preocupação com a produção de café no Vietnã que pode ser prejudicada pela escassez de umidade.
Ontem (9), agências internacionais informaram que dificilmente grandes mudanças poderiam ser vistas no mercado já que feriados se aproximam nos principais países envolvidos com a commodity.
O Brasil terá nesta terça-feira (17) o feriado de carnaval, nos Estados Unidos, o feriado nacional do Dia do Presidente vai fechar as bolsas na próxima segunda-feira (16). E no maior produtor mundial de café robusta, Vietnã, acontece o Ano Novo Lunar (Tet) na quarta-feira da semana que vem (18) e vai até dia 24 de fevereiro.
0 comentário
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia
Café Produtor de Água: em visita à Cooabriel, presidente do CNC anuncia implantação do projeto no ES
Sustentabilidade, tecnologia e tendências de consumo são destaques no primeiro dia da Semana Internacional do Café
Preços do café mantêm alta nesta 5ª feira (21) diante preocupação com as safras futuras
Café/Cepea: Robusta renova recorde; preço do arábica é o maior desde 1998
Preços do café sobem mais de 4% na Bolsa de NY nesta 4ª feira com oferta ainda preocupando