Bezerro subiu 66,4% em um ano no Maranhão, enquanto boi gordo subiu 17,8%
A movimentação está lenta no mercado de reposição do Maranhão, o que levou à ligeira redução dos preços médios em relação a fevereiro. Levando em conta todas as categorias de machos, atualmente as cotações estão 1,2% menores que no mês passado, em média.
No entanto, a oferta está reduzida, assim como nas demais regiões produtoras. Isso ajuda a segurar os preços em momento de baixa movimentação do mercado. Além disso, há demanda de alguns estados vizinhos, o que reforça o cenário e diminui a possibilidade de desvalorizações mais fortes em curto prazo.
Mesmo com a queda nas últimas semanas, na comparação anual os preços subiram fortemente. Na média de todas as categorias, a alta foi de 48,9%. O destaque foi o bezerro desmamado (6,0@), categoria mais procurada no estado, que subiu 66,4% no período e vem sendo negociada por R$990,00/cabeça.
O boi gordo, no entanto, subiu 17,8% no período, diminuindo de maneira drástica o poder de compra do pecuarista no estado. Atualmente é possível adquirir 2,14 bezerros desmamados com a venda de um boi gordo (16,5@). Em março do ano passado a relação de troca era de 3,02 bezerros por boi gordo.
0 comentário
ABRAFRIGO emite nota de posicionamento sobre investigações sobre importações de carne bovina pela China
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo estável em São Paulo
MAPA se pronuncia sobre investigação anunciada pelo Ministério do Comércio da China sobre as importações de carne bovina
Investigação por parte da China sobre carne bovina importada tem caráter protecionista, dizem analistas
China investiga importações de carne bovina enquanto excesso de oferta pressiona preços
ABIEC se posiciona sobre a investigação anunciada pelo Ministério do Comércio da China sobre as importações de carne bovina