Usinas oferecem bombas de abastecimento à serviço da população e pedem encurtamento na distribuição de etanol
As 16 entidades que formam o Fórum Nacional Sucroenergético (FSN) estão oferecendo à população a estrutura de suas unidades produtoras para abastecimento de etanol, bem como pede para que o órgão regulador autorize as distribuidoras retirarem o combustível das usinas e entregarem diretamente aos postos sem que passem pelas bases das mesmas.
A FSN entregou ontem (27) mesmo ofício à Agência Nacional de Petróleo (ANP) nesse sentido, com o objetivo de colaborar com esse momento de crise e agilizar o processo, porque mesmo que alguns pontos de abastecimento comecem a fluir, a normalização da situação levará dias – caso ainda tudo se encaminhe pela normalidade.
A ação do setor produtivo de etanol hidratado chega quando volta-se a discutir a necessidade de acabar com esse engessamento, que impede as usinas de venderem diretamente seus produtos aos clientes finais – os postos – não só evitando o passeio do biocombustível, como também tirando do sistema um elo da cadeia, portanto com menor incidência de impostos e um produto mais barato nas bombas. A legislação obriga que para isso as unidades produtoras montem suas próprias distribuidoras.
O ofício foi assinado pelo presidente da entidade, André Rocha, e foi encaminhado ao Notícias Agrícolas, também neste domingo, pelo presidente da Alcopar, representante das usinas do Paraná, Miguel Tranin.
A FSN pede que a ANP encurte o processo da distribuição com as companhias “utilizando as notas fiscais eletrônicas, imprimindo, assim, uma agilização no processo de disponibilização do combustível ao consumidor”.
Complementa, ainda: “as unidades produtoras dispõem de bombas para abastecimento e poderão atender à população necessitada em caso de excepcional emergência”.
2 comentários
Governo Biden não finalizará orientação sobre crédito tributário para combustível limpo
Produção de etanol do Brasil cresce com impulso do milho após queda na safra de cana
Diesel comum e S-10 aumentam em novembro e atingem preços médios recordes em 2024, afirma Edenred Ticket Log
Mais uma vez, preço médio da gasolina fecha novembro em estabilidade no País, enquanto etanol tem aumento de 0,48%, aponta Edenred Ticket Log
Novos projetos de etanol de milho irão demandar cerca de R$ 20 bilhões em investimentos, aponta Itaú BBA
BNDES aprova R$500 mi para usina de etanol de milho e sorgo da 3tentos no MT
Yoshio Hinata São Paulo - SP
Sera otimo!!! Etanol ser direto, sem passar pela Petrossauro (Roberto Campos assim chamava a Petrobras).
Cassiano aozane Vila nova do sul - RS
Buenas, que diabos a ANP tem que regular um produto de origem vegetal,se fosse desregulamentar e permitir o uso e comercialização de biocombustiveis,descentralizando a produção e distribuição, seria progresso para todos. Até pros ecoterroristas.