Pequenos agricultores recebem kits de irrigação da Abapa na Bahia Farm Show
A Bahia Farm Show é a grande vitrine tecnológica da agricultura empresarial no Oeste da Bahia, mas os pequenos agricultores familiares também são contemplados. Foi para eles, que a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), entregou, no último dia 07 de junho, 23 sistemas simplificados de irrigação complementar, ou “kits de irrigação”, com capacidade de irrigar até um hectare cada. O material será implantado em sete municípios da região, Luís Eduardo Magalhães, Correntina, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, São Desidério, Baianópolis e Barreiras, para atender famílias e comunidades de agricultores. A iniciativa faz parte do projeto Apoio aos Pequenos Agricultores Familiares, da Abapa, que, desde a sua criação, em 2014, até hoje, já disponibilizou 362 kits, entre os municípios do Sudoeste e do Oeste da Bahia.
As famílias contempladas produzem gêneros como hortaliças, frutas, ovos, feijão, mandioca, que abastecem as feiras e supermercados e a agroindústria local. Menos tecnificados, esses agricultores são mais vulneráveis aos altos e baixos do regime de chuva. A tecnologia ajuda a mitigar o risco climático, propiciando que os produtores façam mais de uma safra na mesma área, diversificando a produção, o que proporciona renda ao longo de todo o ano. Os recursos da produção movimentam o comércio nas comunidades, no município e em toda a cadeia produtiva.
“Os municípios contemplados nesta ação na Bahia Farm Show são emblemáticos da agricultura empresarial, mas dependem fortemente dos pequenos para seu abastecimento. Com este projeto, estamos ajudando a fortalecer essas famílias, fazendo com que elas continuem na atividade e não precisem migrar em busca de empregos, quando o clima for desfavorável”, afirma Luiz Carlos Bergamaschi.
O secretário de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães, Kenni Henke, endossa a fala de Bergamaschi. O município se consolidou, há muito tempo, pela agricultura de larga escala. “Nossa meta, agora, é sermos reconhecidos, também, pela força da agricultura familiar e essa doação nos ajuda a alcançar mais rapidamente o nosso objetivo. Nos cinco kits de mil metros quadrados que ficarão em LEM, as famílias vão produzir hortifrutigranjeiros. Aqui na Bahia Farm Show, uma agroindústria de pequeno porte está expondo aqui polpa de fruta dos assentamentos (da Reforma Agrária) Rio de Pedras e o Rio de Ondas. Precisamos fomentar o abastecimento interno, para dependermos menos do que vem de fora, gerando renda aqui mesmo”, concluiu.
0 comentário
Algodão/Cepea: Negócios mantêm bom ritmo; preços recuam
Vazio sanitário do algodão, na Região 4 de Goiás, começa no domingo, dia 10
Algodão/Cepea: Vendedores mantêm foco em embarques de contratos a termo
Expectativa para o plantio do algodão 2024/25 no Oeste da Bahia é de clima mais favorável do que a safra anterior
Algodão : Demanda global mais baixa e problemas políticos e financeiros, em alguns dos principais destinos da fibra, marcam a conjuntura em 2024
Abrapa participa de missão da ApexBrasil no Japão