Abrapa divulga preço mínimo do algodão
O preço mínimo do algodão foi atualizado. O aumento da pluma foi de 45,82%, passando para R$ 120,45. O novo valor foi publicado na quarta-feira, 6, na portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nº 452 no Diário Oficial da União (DOU). Os novos valores valem para a safra 2022\2023 e são fixados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Custos variáveis de produção, além de outras condições de mercado impulsionaram os novos valores. No entanto, a elevação do gasto com fertilizante foi o que mais pesou.
Para o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio Cézar Busato, o preço do algodão está muito acima, mas a atualização é importante porque baliza os programas governamentais e o cotonicultor pode necessitar no futuro. “Nosso agradecimento à ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina e ao atual ministro Marcos Montes por entenderem a necessidade de atualização”, ressaltou Busato.
A Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) é uma ferramenta para diminuir oscilações na renda dos produtores rurais e assegurar uma remuneração mínima, atuando como balizadora da oferta de alimentos, incentivando ou desestimulando a produção e garantindo a regularidade do abastecimento nacional.
0 comentário
Manejo integrado de pragas ganha destaque em cenário de maior pressão de insetos nas lavouras
Novas variedades de algodão FiberMax® do Sistema Seletio® chegam ao mercado com resistência a ramulária e nematoides
Algodão/Cepea: Baixa liquidez no spot e quedas externas pressionam cotações da pluma
Mercado doméstico de algodão apresenta preços firmes e mais movimentados
Algodão/Cepea: Altas de preços se intensificam neste início de dezembro
Abrapa celebra posse da nova gestão e marcos históricos para a cotonicultura brasileira