Indonésia suspende subsídios para biodiesel de óleo de palma e replantio
Por Bernadette Christina
JACARTA (Reuters) - A Indonésia está congelando temporariamente a distribuição de subsídios para os programas obrigatórios de biodiesel de óleo de palma e de replantio devido a uma reorganização em sua agência de financiamento de óleo de palma, disse uma autoridade nesta quinta-feira.
A agência BPDPKS está passando por mudanças depois que a administração dos fundos de cacau e coco ficou sob sua responsabilidade, disse Achmad Maulizal.
A BPDPKS fica encarregada de coletar as taxas de exportação de produtos de óleo de palma e distribuir os fundos para ajudar a financiar programas como o biodiesel obrigatório, replantio e pesquisa.
O governo pediu à BPDPKS que ajudasse a desenvolver os setores de cacau e coco, inclusive financiando o replantio de ambas as commodities, mas os detalhes do esquema ainda não foram fornecidos.
"Estamos aguardando o novo sistema de trabalho da estrutura organizacional", disse Maulizal, acrescentando que espera que a transição possa ser concluída o mais rápido possível.
A Indonésia também está em transição para uma mistura obrigatória mais alta de 40% de biodiesel de óleo de palma no diesel, conhecido como B40, em vez de 35%.
Em novembro, a agência alertou que a mistura obrigatória mais alta exigiria um aumento de 68% nos subsídios.
Para aliviar o custo de financiamento dos subsídios, o governo disse que apenas cerca de 7,55 milhões de quilolitros (kl) de um total de 15,6 milhões de kl de biodiesel serão subsidiados pela agência este ano.
O congelamento dos subsídios não deve afetar a distribuição de biodiesel, desde que não dure mais do que três meses, disse Ernest Gunawan, secretário geral da associação de produtores de biodiesel APROBI.
"Desde que nossas faturas sejam pagas em até 90 dias, deve estar seguro", disse ele.
Gulat Manurung, presidente da associação de pequenos produtores de óleo de palma Apkasindo, disse que o grupo ainda não recebeu informações sobre o congelamento, mas afirmou que o governo alocou fundos para replantar uma área de 120.000 hectares este ano.
(Reportagem de Bernadette Christina Munthe, reportagem adicional de Dewi Kurniawati; texto de Fransiska Nangoy)
0 comentário
Mercado vê déficit fiscal menor em 2025 e melhora projeção para dívida, mostra Prisma
Indonésia suspende subsídios para biodiesel de óleo de palma e replantio
Fiesp: parcela de produtores não está confiante para obter crédito para próxima safra; custo elevado e burocracia são as principais dificuldades
Dólar ronda estabilidade na abertura com posse de Trump e taxas de juros em foco
Aprosoja MT destaca importância da pavimentação da MT-427 durante o Dinetec 2025
Importações de óleo de palma da Índia atingirão mínima de 5 anos em janeiro com margens negativas, dizem fontes