Emater/RS-Ascar avalia 2024 e projeta avanços para 2025

Publicado em 27/12/2024 16:19

Ao avaliar as ações de 2024, o presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, destacou o impacto das iniciativas realizadas para o atendimento às mais de 206 mil famílias rurais assessoradas. Entre os avanços estão a contratação de 139 novos extensionistas, que reforçaram as equipes, e a entrega de 70 novos veículos para os escritórios municipais, fruto do trabalho dos extensionistas, melhorando a mobilidade e segurança no atendimento. “Essas conquistas fortalecem a Extensão Rural Gaúcha e ampliam nosso alcance junto aos agricultores”, afirmou Schwerz.

O ano também foi marcado por avanços tecnológicos, como o investimento de quase R$ 1 milhão em sistemas informatizados, incluindo o Feaper Web, que agiliza o acesso ao Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais. “Com sistemas mais eficientes, reduzimos retrabalho e aumentamos a assertividade, permitindo mais tempo para atender às famílias do campo”, explicou o presidente.

No entanto, 2024 também trouxe grandes desafios, como a calamidade ocorrida em maio que impactou milhares de famílias e propriedades no Rio Grande do Sul. Schwerz ressaltou a atuação solidária dos extensionistas, que não apenas apoiaram os agricultores, mas também tiveram suas casas invadidas pelas águas e enfrentaram perdas pessoais. “Foi um momento de união, com esforços para direcionar políticas públicas, elaborar laudos técnicos e distribuir donativos vindos de todo o Brasil”, lembrou.

Planos para 2025

A recuperação do Estado será uma das prioridades para 2025, com a execução do Programa de Recuperação, desenvolvido em parceria com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). “Nosso trabalho será levar soluções e oportunidades para os agricultores afetados, ajudando-os a produzir com eficiência e melhorar sua qualidade de vida”, destacou Schwerz.

A Instituição também implementará um programa de capacitação continuada para gestores e extensionistas, fortalecendo a equipe em um momento estratégico: a celebração dos 70 anos de Extensão Rural no RS. “Comemoraremos esse marco com ações que garantam a sustentabilidade da nossa Entidade para os próximos anos”, disse o presidente.

Entre as novidades, o Emater Digital será lançado para oferecer capacitações híbridas e ampliar a interação entre os Centros de Treinamento e os agricultores. Segundo Schwerz, “essa inovação aumentará a qualidade das entregas e permitirá acompanhar melhor os desafios do campo”.

Reconhecimento e sustentabilidade

Outra conquista foi a renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas), garantindo mais segurança institucional. O Programa de Desligamento Incentivado (PDI), iniciado em 2024, que oportunizou, numa primeira etapa, o desligamento gradual de 79 extensionistas. “Para cada saída haverá reposição, a partir do processo seletivo externo, que em novembro teve renovado por mais um ano seu período de vigência”.

Schwerz reforçou a importância do apoio do Governo Estadual, que representa 80% do orçamento da Emater/RS. “Estamos avançando bem nas discussões para garantir o aporte necessário e iniciar o ano com renovação contratual e recursos previstos para o Programa de Recuperação do Estado”, afirmou.

Encerrando o balanço, Luciano Schwerz projetou um 2025 de grandes avanços. “Com inovação, tecnologia e trabalho conjunto, vamos fortalecer a agricultura gaúcha e transformar o meio rural. Que 2025 seja um ano especial para todos”, concluiu.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Emater/RS-Ascar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário