Para CNA, Paten confirma compromisso do agro com produção sustentável e baixa emissão de carbono
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) avaliou que o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten) confirma o compromisso do setor agropecuário com o desenvolvimento sustentável e com o aprimoramento das tecnologias de baixa emissão de carbono.
O Projeto de Lei nº 327/2021, que cria o Paten, foi aprovado na quarta (18) pela Câmara, de onde o projeto saiu originalmente. Como o texto sofreu alterações no Senado, teve de ser votado novamente. Agora, a matéria segue para sanção presidencial.
Relatora do PL, a deputada Marussa Boldrin (MDB/GO) celebrou a aprovação. "A eficiência energética, ao diminuir a demanda por energia, é o meio mais eficaz e barato para redução das emissões de gases de efeito estufa e danos ambientais decorrentes da produção e transmissão de eletricidade".
“É um projeto que dá muita atenção aos biocombustíveis, como etanol, biodiesel e biometano, o que atesta e valoriza a importância das cadeias produtivas do agro na produção de energias renováveis”, disse a assessora técnica da CNA, Eduarda Lee.
O PL visa incentivar projetos de desenvolvimento sustentável por meio do uso de recursos de créditos de empresas perante a União. A proposição traz prioridade a projetos que contemplem energias renováveis.
Para a CNA, outros pontos importantes do projeto são: desenvolvimento e integração dos sistemas de armazenamento de energia; produção, transporte e distribuição de gás natural; produção nacional de fertilizantes nitrogenados; ampliação de postos de abastecimento com novos combustíveis; e projetos que incentivem a produção e compra de veículos pesados e máquinas agrícolas movidos a gás natural e biometano.
De acordo com o substitutivo da relatora, as empresas com projetos aprovados no Paten também poderão fazer uma negociação de suas dívidas de tributos federais por meio da transação, sistemática criada para conceder descontos e parcelamento de créditos de difícil recuperação.
0 comentário
Safra 24/25 do Paraná pode chegar a 25,3 milhões de toneladas de grãos
As perspectivas para o agro em 2025, rumo à COP do Brasil
Boletim do Copaaergs traz orientações técnicas para cultivos durante o verão de 2025
Notícias Agrícolas traz programação especial de fim de ano com 18 dos maiores especialistas do setor
RS: Agricultura e Desenvolvimento Rural recebem maior número de propostas eleitas pela Consulta Popular 2024
Para CNA, Paten confirma compromisso do agro com produção sustentável e baixa emissão de carbono