Entregas de fertilizantes têm queda no Brasil, mas Anda vê mercado abastecido
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) - As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro em setembro somaram 4,85 milhão de toneladas, queda de 0,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, informou a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).
No acumulado até setembro deste ano, o Brasil registrou redução de 1,8% nas entregas de fertilizantes, para 32,88 milhões de toneladas.
"No entanto, o mercado está plenamente abastecido", disse a Anda em nota, citando "sazonalidades naturais da demanda no setor agrícola".
O Estado de Mato Grosso segue como o principal responsável pelas entregas de fertilizantes, concentrando 20,5% do volume total, o que equivale a 6,75 milhões de toneladas.
As importações, por outro lado, seguiram em alta no país, que importa grande parte do que consome.
Em setembro, o Brasil importou 4,22 milhões toneladas de fertilizantes intermediários, alta de 6,7%, enquanto no acumulado do ano as importações somaram 29,05 milhões de toneladas (+5,4%).
A produção nacional de fertilizantes intermediários registrou crescimento tanto em setembro, com 692 mil toneladas (+11,8%), quanto no acumulado de nove meses (5,32 milhões de toneladas (+6,8%).
0 comentário
CBIOS é aprovada no Senado Federal por unanimidade
Estimativa do setor de rações é de crescimento de cerca de 2,7% até o final de 2024
Mapa e MPA anunciam o fim da importação de camarões do Equador
Dólar tem 2º dia de alívio e fecha em leve baixa sob influência do exterior
CNA diz que PL 2.951/24 pode ser a base para um novo marco do seguro rural no país
Entra em vigor lei que concede descontos a produtores atingidos por enchente no RS