Produtoras de fertilizantes chinesas vão suspender exportações em meio a oferta apertada
Algumas das maiores empresas de fertilizantes da China afirmaram que vão suspender temporariamente temporariamente para ofertas no mercado doméstico, disse o órgão estatal de planejamento do país nesta sexta-feira, após os preços dos insumos em um dos maiores produtores de grãos do mundo atingirem níveis recordes.
A China é uma grande exportadora global de fosfato, tendo embarcado 3,2 milhões de toneladas de fosfato de diamônio para compradores como Índia e Paquistão no primeiro semestre deste ano, além de 2,4 milhões de toneladas de ureia, segundo dados alfandegários.
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, na sigla em inglês) disse em comunicado que convocou empresas de fertilizantes para uma discussão contra o entesouramento e a especulação. O órgão não identifica as companhias.
Analistas, porém, disseram esperar que Estado como a Sinofert Holdings, Sinoagri Group, China National Offshore Oil Corp (CNOOC) e China National Coal Group, demand entre as empresas que irão restringir exportações.
Nenhuma das companhias respondeu imediatamente a pedidos por comentários sobre o assunto.
O movimento é o mais recente conduzido por Pequim para combater o aumento dos preços de importantes matérias-primas.
0 comentário
Bom dia Agro 04/12/24 - Desvalorização do real, PL dos bioinsumos aprovado no Senado, mercado do café e intenções de confinamento
Aprovação do PL dos Bioinsumos é grande vitória dos produtores
Para CNA, marco legal dos bioinsumos traz inovação tecnológica e sustentabilidade ao campo
Governo Federal anuncia R$ 546,6 bilhões em investimentos para impulsionar cadeias agroindustriais sustentáveis
Invasores do MST deixam área da Cabanha Santa Angélica após determinação do governo do RS
Febrac publica nota de repúdio contra invasão em Pedras Altas/RS pelo MST