Sai primeiro Zoneamento Climático do AP junto com mais 20 estados
Portarias de Zoneamento de Risco Climático para o cultivo de milho publicadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nesta semana, incluíram pela primeira vez recomendações de plantio para o estado do Amapá. No caso desse estado, as recomendações se referem à safra de verão do produto, que compreende o período de outubro a dezembro.
Por integrar o Bioma Amazônico, o estado, assim como o Amazonas, por exemplo, o Amapá enfrenta restrição a estímulos de produção agrícola, razão pela qual somente agora foi possível incluí-lo no estudo técnico. O zoneamento auxilia a gestão de riscos relacionados a fenômenos climáticos, como a estiagem, possibilitando ao produtor identificar o melhor período de semeadura de acordo com os diferentes tipos de solo e de ciclos de cultivares.
O secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller, explicou que, “a inclusão do Amapá, permite aos agricultores do estado que produzem milho acessarem o Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária) e o Seguro Rural”.
As portarias incluíram o risco para cultura do milho, também da safra de verão, em Roraima, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. A partir da publicação, os agricultores devem seguir as recomendações do zoneamento, se desejarem acessar os programas do ministério.
A Secretaria de Política Agrícola do Mapa publicou, ainda, portarias antecipando o zoneamento para plantio do milho da segunda safra (janeiro e fevereiro), voltadas para o Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins. Normalmente, a publicação para a segunda safra nessas unidades da federação é feita em dezembro. Mas a antecipação era reivindicada por agricultores para permitir que os agentes financeiros e as seguradoras trabalhem melhor o enquadramento das operações do Proagro e do Seguro Rural.
0 comentário

Amprotabaco propõe discussão técnica aos deputados do Paraná

Notícias Agrícolas concorre ao Prêmio +Admirados da Imprensa do Agronegócio e seu voto vai fazer diferença

Comissão Nacional de Infraestrutura e Logística da CNA debate iniciativas para superar gargalos do setor agropecuário

China quer parceria com UE para combater "abuso" dos EUA, diz embaixador chinês na Espanha

Crescimento do PIB da China na 1º trimestre supera expectativas, mas choque tarifário dos EUA paira no ar

BC da Argentina facilita acesso de não residentes ao mercado de câmbio para atrair investimentos