Após chuvas, governo avalia retomada de irrigação em propriedades do ES
Com o alto volume de chuvas e aumento da vazão dos rios, o governo do Espírito Santo avaliar a retomada da irrigação nas propriedades rurais durante o período noturno em todo o estado. O rumo do cenário foi discutido nesta quarta-feira (16) durante uma reunião do Conselho Hídrico.
Por causa da crise hídrica, a irrigação está proibida das 6h às 18h em todo o Espírito Santo. Nas localidades em racionamento, a proibição se estende também para o período noturno. Algumas cidades já completam quase um ano nesta situação.
Nas últimas semanas, o aumento de chuvas mudou o cenário de seca do Espírito Santo. Por causa disso, o Comitê Hídrico decidiu avaliar a situação de irrigação no estado, conforme explicou o secretário de Agricultura, Octaciano Neto.
“Estamos em um cenário completamente diferente do vivido nos últimos três meses, com os rios voltando ao volume normal e fazendo até o sentido oposto, como em cidades como João Neiva, onde o rio invadiu as ruas. O cenário é de retorno, pode ser que não seja agora, mas haverá liberação da irrigação”, disse.
O secretário mencionou três propostas analisadas pelo Comitê: manutenção da atual situação, suspensão parcial da proibição de irrigação ou suspensão total. Para ele, o cenário é de retorno da irrigação, mas ainda é cedo para permitir que seja realizada em todos os momentos do dia.
“Não sabemos se o nível dos rios continuará aumentando e se vai normalizar. Ainda é cedo para uma suspensão total, pois não sabemos como será a previsão de chuvas nas bacias. É preciso esperar um pouco mais para tomar uma decisão como esta”, declarou Octaciano Neto.
Leia a notícia na íntegra no site G1 - ES.
0 comentário

Abisolo reforça importância da conservação do solo para a sustentabilidade agrícola

Governo de MT retira proposta de desapropriação após pedido da Famato e entidades do agro

ADM interrompe negociações domésticas na China e corta empregos em Xangai

Enquanto outros países entram em guerra comercial, Brasil tem oportunidade de abrir novos mercados

Safra de líderes femininas registra avanços no Paraná

Produtor pode cadastrar representante na plataforma do CAR