Após chuvas, governo avalia retomada de irrigação em propriedades do ES
Com o alto volume de chuvas e aumento da vazão dos rios, o governo do Espírito Santo avaliar a retomada da irrigação nas propriedades rurais durante o período noturno em todo o estado. O rumo do cenário foi discutido nesta quarta-feira (16) durante uma reunião do Conselho Hídrico.
Por causa da crise hídrica, a irrigação está proibida das 6h às 18h em todo o Espírito Santo. Nas localidades em racionamento, a proibição se estende também para o período noturno. Algumas cidades já completam quase um ano nesta situação.
Nas últimas semanas, o aumento de chuvas mudou o cenário de seca do Espírito Santo. Por causa disso, o Comitê Hídrico decidiu avaliar a situação de irrigação no estado, conforme explicou o secretário de Agricultura, Octaciano Neto.
“Estamos em um cenário completamente diferente do vivido nos últimos três meses, com os rios voltando ao volume normal e fazendo até o sentido oposto, como em cidades como João Neiva, onde o rio invadiu as ruas. O cenário é de retorno, pode ser que não seja agora, mas haverá liberação da irrigação”, disse.
O secretário mencionou três propostas analisadas pelo Comitê: manutenção da atual situação, suspensão parcial da proibição de irrigação ou suspensão total. Para ele, o cenário é de retorno da irrigação, mas ainda é cedo para permitir que seja realizada em todos os momentos do dia.
“Não sabemos se o nível dos rios continuará aumentando e se vai normalizar. Ainda é cedo para uma suspensão total, pois não sabemos como será a previsão de chuvas nas bacias. É preciso esperar um pouco mais para tomar uma decisão como esta”, declarou Octaciano Neto.
Leia a notícia na íntegra no site G1 - ES.
0 comentário
Soja e milho em Chicago têm mais uma sessão de alta enquanto açúcar em NY consolida perda de quase 6% na semana
Agro e Prosa Episódio 914 - Como atingir máxima produtividades
Carta para o Papai Noel: Pedidos do Agro para 2025 | Ouça o Agro CNA/Senar #153
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Mercados de soja e açúcar e o planto de rastreabilidade da pecuária nacional
Safra 24/25 do Paraná pode chegar a 25,3 milhões de toneladas de grãos
As perspectivas para o agro em 2025, rumo à COP do Brasil