Abrapa pede ao Mapa revisão da legislação de registro dos defensivos agrícolas

Publicado em 22/07/2015 15:19

Em audiência realizada na tarde de quarta-feira (15), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o presidente da Abrapa, João Carlos Jacobsen Rodrigues solicitou à ministra Kátia Abreu a revisão urgente da atual legislação de registro de defensivos agrícolas. No encontro, que contou com a presença de Almir Dalpasquale, presidente da Aprosoja – Associação dos Produtores de Soja do Brasil, e de João Martins da Silva Junior, presidente da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, foi entregue à Ministra uma série de sugestões visando esta revisão.

De acordo com Jacobsen, o atual sistema de registro em vigor no Brasil encontra-se bastante defasado em relação ao resto do mundo, o que tem acarretado uma demora de até 10 anos para serem liberados novos produtos. Também existe uma enorme e inútil burocracia para se registrar produtos genéricos, sendo que no modelo brasileiro tais produtos são obrigados a passar novamente por todas as fases de análise junto ao Ibama, Mapa e Anvisa.

“Para serem considerados genéricos, os produtos já foram registrados no país; apenas tiveram a patente das moléculas que os compõem vencidas. Entretanto, o sistema brasileiro ignora esse fato e obriga as empresas a refazerem todo o processo, levando o mesmo tempo que levaria o registro de uma molécula nova”, explica Jacobsen.

Outra questão abordada pelas três entidades foi a da adoção de áreas de refúgio por parte de produtores de soja, milho e algodão, com o objetivo de evitar o aparecimento de insetos resistentes aos materiais OGM nas lavouras. O presidente da Abrapa também apresentou algumas propostas visando desburocratizar e reduzir o custo das captações de recursos do exterior por parte do setor agropecuário, e entregou para Kátia Abreu um estudo criterioso com a decomposição dos custos, taxas e impostos que hoje incidem sobre as diversas modalidades de empréstimos em dólar existentes no mercado brasileiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Abrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário