Tarifas provocam temores de recessão e S&P 500 e Nasdaq atingem mínimas de mais de 6 meses
Por Sruthi Shankar e Pranav Kashyap
(Reuters) - O S&P 500 e o Nasdaq atingiram mínimas de mais de seis meses nesta segunda-feira, com os investidores se afastando de ativos de risco devido a preocupações com o anúncio futuro de planos tarifários abrangentes por parte do governo dos Estados Unidos.
As ações globais caíam, os preços do ouro atingiram novos picos e os títulos do governo dos EUA subiam depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, disse no domingo que as tarifas recíprocas que ele deve anunciar esta semana incluirão todos os países.
Os mercados acionários dos EUA sucumbiram a uma forte pressão de venda este ano depois que as políticas tarifárias do governo Trump aumentaram os temores de uma desaceleração econômica global e de um aumento na inflação.
"Muita negatividade foi precificada, mas os mercados estão se preparando para o pior que está por vir", disse Daniela Hathorn, analista sênior de mercado da Capital.com. "A mensagem sobre a suavização das tarifas parece altamente improvável, dados os comentários de Trump no fim de semana."
Os três principais índices dos EUA estão a caminho de quedas mensais e trimestrais substanciais, com o S&P 500 e o Nasdaq podendo registrar as maiores quedas trimestrais em quase três anos.
O índice Dow Jones está a apenas 2% de confirmar uma correção, ou uma queda de 10% em relação ao seu pico. Neste mês, tanto o S&P 500 quanto o Nasdaq entraram em território de correção.
O Dow Jones caía 0,94%, para 41.190,81 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 1,47%, a 5.499,04 pontos, e o Nasdaq Composite tinha queda de 2,36%, para 16.913,52 pontos.
As ações de tecnologia sofriam o maior impacto da liquidação desta segunda-feira. A Nvidia caía 5,3%, enquanto a Microsoft tinha queda de 12,6%.
(Reportagem de Sruthi Shankar, Pranav Kashyap e Medha Singh em Bengaluru)
0 comentário

Wall Street abre em leve alta enquanto investidores avaliam possíveis isenções de tarifas

Stonex mantém previsão de consumo diesel em recorde de 69,3 bi de litros

Mercado reduz projeções para déficit primário e dívida pública em 2025 e 2026, mostra Prisma

Ibovespa hesita na abertura após duas altas seguidas

Dólar oscila pouco enquanto mercados buscam clareza em tarifas dos EUA

Premiê da China pede a exportadores que diversifiquem os mercados em meio a mudanças "profundas"