CNA busca oportunidades de negócios para o agro brasileiro na Índia
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou uma missão à Índia para fortalecer relações comerciais, identificar oportunidades de negócios e compreender melhor o mercado local para produtos agropecuários brasileiros.
A missão foi representada pela equipe do escritório em Dubai (Emirados Árabes Unidos) e promoveu visitas técnicas ao comércio local para entender os hábitos de consumo dos indianos, que fazem compras principalmente em pequenos comércios chamados Kirana Stores.
Durante as visitas, a equipe técnica também mapeou a presença de produtos brasileiros, identificando oportunidades para expansão.
A equipe participou ainda da feira AAHAR, um dos principais eventos do setor de alimentos e bebidas do país, onde observou tendências de mercado, avaliou a demanda por diferentes produtos e estabeleceu contatos com distribuidores e importadores.
A CNA promoveu também reuniões com representantes do governo brasileiro no país para discutir os desafios do mercado indiano, incluindo barreiras tarifárias e sanitárias que podem impactar a exportação de produtos brasileiros.
O grupo discutiu ainda os interesses do setor produtivo com entidades do agro local, como a Indian Chamber of Food and Agriculture (ICFA) e a National Cooperative Union of India (NCUI), que atuam na defesa dos interesses do setor produtivo e na capacitação de produtores.
Outro encontro importante foi com a Food Safety and Standards Authority of India (FSSAI), órgão responsável pela regulamentação sanitária no país. Durante a conversa, foi discutida a possibilidade de realizar um seminário online para empresas brasileiras interessadas em exportar para a Índia, abordando as exigências sanitárias e os trâmites burocráticos necessários.
"A Índia é um mercado estratégico, tanto no aspecto governamental, onde buscamos um canal de comunicação para compreender as prioridades do setor, quanto no comercial, onde o crescimento e desenvolvimento do país abrem novas oportunidades para as empresas brasileiras. Nossa aproximação visa fortalecer esse diálogo e identificar caminhos para ampliar a presença dos produtos brasileiros no mercado indiano", afirmou Ana Frucci, representante do Escritório da CNA em Dubai.
Na avaliação do assessor de Relações Internacionais da CNA, Eric Ramos, a missão permitiu uma análise aprofundada do mercado indiano e suas particularidades. Ele reforçou que apesar dos desafios regulatórios, há grande potencial para o agro brasileiro e a CNA seguirá trabalhando para ampliar o acesso dos produtos nacionais ao país e fortalecer as relações comerciais entre Brasil e Índia.
0 comentário

Trump pede que Suprema Corte dos EUA intervenha na luta contra as deportações

Petróleo cai com temores de recessão, mas registra terceiro ganho semanal

Forte terremoto em Mianmar mata dezenas de pessoas e também atinge Tailândia

Wall St recua após dados aumentarem preocupações com inflação

Presidente da CNA se reúne com diretor-geral do IICA

Participação do crédito oficial na Safra 25/26 deve cair de 30% para 20%