EUA farão novo estoque de vacina para aves contra gripe aviária
Por Leah Douglas e Tom Polansek
(Reuters) - Os EUA reconstruirão seu estoque de vacinas para aves contra a gripe aviária que correspondem à cepa do vírus que circula em rebanhos comerciais e aves selvagens, disse o Departamento de Agricultura nesta quarta-feira, em meio ao persistente surto no país.
O surto, que começou em aves domésticas no início de 2022, matou mais de 130 milhões de aves comerciais, de fundo de quintal e silvestres em todos os 50 estados norte-americanos, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. A morte de milhões de galinhas poedeiras fez com que os preços dos ovos no atacado atingissem níveis recordes no mês passado.
A gripe aviária também está circulando entre os rebanhos de gado leiteiro e já infectou cerca de 70 pessoas, a maioria trabalhadores rurais expostos a aves ou gado doentes. Os EUA registraram sua primeira morte humana relacionada à gripe aviária na última segunda-feira.
O país criou um estoque de vacinas para aves após o grande surto anterior de gripe aviária, em 2014 e 2015, embora as vacinas nunca tenham sido usadas, disse a agência em um comunicado à imprensa.
"O USDA (sigla em inglês do Departamento de Agricultura) acredita que é prudente buscar novamente um estoque que corresponda às cepas do surto atual", disse o comunicado.
Grupos de criadores de ovos e perus pediram a mobilização para uma vacina, citando o custo econômico para criadores com a morte dos rebanhos.
O Secretário de Agricultura, Tom Vilsack, disse que isso não seria possível no curto prazo, em parte devido a riscos comerciais. Muitos países proíbem a importação de aves vacinadas devido à preocupação de que a vacina possa mascarar a presença do vírus.
(Reportagem de Leah Douglas, em Washington, e Tom Polansek, em Chicago)
0 comentário
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) será obrigatória para produtores rurais
Ibovespa tem pregão morno com mercados fechados nos EUA
REPRISE: Líderes do Agro recebe Matheus Kfouri Marino
María Corina é presa por forças de Maduro após deixar protesto na Venezuela
Secretaria de Agricultura de São Paulo lança manual para incentivar Indicação Geográfica no Estado
Canadá considera tarifas sobre suco de laranja e outros produtos dos EUA, diz jornal