Produtores rurais de MS devem declarar área plantada na safra de soja 2024/2025 até 10 de janeiro
O plantio da safra de soja 2024/2025 se aproxima da reta final e, com isso, os produtores rurais de Mato Grosso do Sul têm um novo compromisso: a declaração da área plantada. O prazo termina no dia 10 de janeiro de 2025, e deve ser feita no site da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), clicando aqui. Não há custo para o agricultor realizar o cadastro.
Em Mato Grosso do Sul a semeadura de soja começou no dia 16 de setembro e vai até 31 de dezembro de 2024. " O calendário de semeadura é uma medida fitossanitária complementar ao período de vazio sanitário, que tem objetivo de reduzir a ferrugem asiática da soja no nosso Estado, por isso, é importante que todos os produtores rurais fiquem atentos não somente ao prazo da semeadura, mas também ao prazo estabelecido para declaraçaõ de suas áreas plantadas com a soja na safra 2024/2025", alerta do presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc.
A Ferrugem Asiática é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio fenológico. Nas diversas regiões geográficas onde a praga foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.
O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, destaca a importância de cumprir a determinação e obedecer o calendário para Mato Grosso do Sul: “O calendário é definido baseado em resultados de extensivas pesquisas e experimentos realizados por instituições renomadas em nosso Estado. Planejado para otimizar nossas práticas agrícolas e minimizar o risco e o impacto da ferrugem asiática, uma das maiores ameaças à nossa produção de soja”, salienta.
Safra de soja 2024/2025
A estimativa é que a safra 2024/2025 seja 6,8% maior em relação ao ciclo passado, atingindo 4,501 milhões de hectares. A produtividade média esperada é de 51,7 sacas por hectare, resultando em uma produção estimada de 13,977 milhões de toneladas. Essa perspectiva é baseada na média dos últimos cinco anos do projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS
0 comentário
Safra de soja do Paraguai era estimada em 10,5 milhoes de toneladas, mas não deve passar das 10 milhões
USDA informa nova venda de soja para destinos não revelados nesta 4ª feira
Poucos produtores de soja já iniciaram colheita em Mato Grosso, diz Aprosoja
APS espera safra média para soja do Paraguai, que deve ficar abaixo de 10 milhões de toneladas
Soja segue trabalhando com estabilidade em Chicago nesta 2ª feira, mas agora com baixas
Soja de setembro deve fica entre 30 e 40 sc/ha no Paraguai e lavouras tardias também começam a perder