Inmet prevê chuvas intensas sobre áreas do Paraná, Santa Cataria, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais nos próximos dias
Chuvas com acumulados entre 70 e 125 milímetros em 24h estão previstas para algumas áreas do estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais nos próximos dias. A precipitação parte do Sul do Brasil, onde já chove nesta terça-feira (08), e ganha mais intensidade a partir da quarta-feira (09) entre o norte do Paraná e Mato Grosso do Sul, passando para o Sudeste em seguida.
Nesta terça-feira a chuva continua sobre praticamente todo o Rio Grande do Sul, com maiores acumulados entre o oeste e norte do estado. No noroeste gaúcho, os volumes podem chegar a 90 milímetros em 24h. Em Santa Catarina, de forma geral, a precipitação deve ficar entre 30 e 70 milímetros em 24h, com um pouco mais de intensidade no sudoeste e nordeste catarinense.
Entre a quarta-feira e a quinta-feira (10), as chuvas devem ficar bastante intensas sobre o sul de Mato Grosso do Sul e noroeste do Paraná, entre 90 e 125 milímetros em 24h. No estado sul-mato-grossense, pode os acumulados podem chegar até mesmo a 200 milímetros em 24h, de acordo com o que mostra o modelo Cosmo do Inmet.
Durante esse período, chove de maneira geral sobre São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e partes de Minas Gerais. Na sexta-feira (11), as chuvas ficam mais intensas sobre o estado paulista, onde em diversas regiões estão previstos acumulados entre 60 e 90 milímetros em 24h.
Na Região de Ribeirão Preto-SP e no sul de Minas Gerais pode chover acima de 100 milímetros em 24h entre a sexta-feira e o sábado (12). Chuvas mais intensas, entre 70 e 90 milímetros em 24h, devem ocorrer em diversos municípios do sul mineiro, em torno do centro-norte e das regiões oeste e mais a leste do Triângulo Mineiro. Grandes acumulados, de até 200 milímetros em 24, também podem ocorrer no litoral sul do Espírito Santo.
Chuvas gerais sobre o país nas próximas semanas
Em outras áreas do Brasil também deve chover nesses próximos dias, mas de forma menos intensa. Nesta terça-feira há leve precipitação, inferior a cinco milímetros em 24h, para o norte de Goiás, Rondônia, Mato Grosso e Tocantins e entre 5 e 12 milímetros em 24h sobre o Amazonas e o Acre.
O modelo GFS, como mostra o Tropical Tidbits, prevê até o próximo dia 24 chuvas generalizadas sobre todo o Brasil. No acumulado do período de duas semanas, os acumules devem ficar em torno dos 100 milímetros em quase toda a região Sul, com exceção da metade norte do Paraná onde não deve ultrapassar os 45 milímetros, em grande de Minas Gerais e em pontos isolados de Mato Grosso, Goiás, Bahia, Tocantins, Amazonas, Acre e Rondônia.
Acumulados ao menos entre 20 e 60 milímetros estão previstos para toda a parte central do Brasil. Então, durante as próximas duas semanas, deve chover em todos esses locais. Também há previsão nesse período para o Nordeste e o Matopiba, mas as chuvas serão menos intensas, sobretudo na parte norte do Nordeste. Os volumes são maiores no sul da Bahia e no Tocantins.
0 comentário
Chuvas acima de 100 milímetros em sete dias devem ficar concentradas entre Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, de acordo com projeção do Inmet
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (02) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (31) para todo o Brasil
MS: Últimos dias do ano com sol e possibilidade de chuvas já no primeiro dia de 2025
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (30) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (28) e Domingo (29) para todo o Brasil