Ibovespa titubeia após superar 135 mil pontos com ajuda de Vale
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa titubeava nesta quarta-feira, após flertar com os 135 mil pontos, puxado principalmente pela alta das ações da Vale em meio a avanço dos preços futuros do minério de ferro no exterior e previsões de produção da mineradora.
Por volta de 11h, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, mostrava variação positiva de 0,06%, a 134.399,27 pontos, tendo chegado a 135.087,32 pontos na máxima até o momento. O volume financeiro somava 2,96 bilhões de reais.
Investidores também repercutiam dados de inflação nos Estados Unidos, enquanto continuam calibrando as apostas para a decisão de juros do Federal Reserve na próxima semana, principalmente o tamanho do corte amplamente esperado.
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) norte-americano aumentou 0,2% no mês passado, avançando 2,5% em 12 meses - menor aumento anual desde fevereiro de 2021. Economistas previam altas de 0,2% no mês e 2,6% na base anual.
Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o CPI subiu 0,3% em agosto, após elevação de 0,2% em julho. Nos 12 meses até agosto, o núcleo aumentou 3,2%, mesma taxa de julho.
Na visão do estrategista-chefe da Avenue, William Castro Alves, a inflação norte-americana continua mostrando uma trajetória declinante, o que corrobora a percepção da mudança de direcionamento de política monetária pelo Fed.
Segundo o head de estratégias de investimentos da Global X ETFs, Scott Helfstein, é assim que o mandato duplo do Fed se parece: preços estáveis e pleno emprego. "É difícil argumentar que o Fed está atrás da curva com uma economia tão resiliente."
Para ele, um corte de 0,25 ponto percentual é o desfecho mais provável da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed no próximo dia 18.
Em Wall Street, o S&P 500 cedia 0,73%.
DESTAQUES
- VALE ON avançava 2,09%, endossada pela alta dos futuros de minério de ferro, com o contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian, na China, encerrando as negociações do dia com alta de 1,09%, enquanto o vencimento de referência em Cingapura aumentava 0,12%. A Vale também elevou previsão para a produção de minério de ferro neste ano, estimando agora um volume de 323-330 milhões de toneladas, bem como disse que iniciou o comissionamento do projeto Vargem Grande 1 a úmido.
- PETROBRAS PN valorizava-se 0,21%, acompanhando o desempenho dos preços do petróleo no exterior, onde o barril de Brent subia 1,34%. A estatal também anunciou ter assinado um acordo de pesquisa e desenvolvimento com a Embrapa focado em produtos de "baixo carbono" como biocombustíveis, químicos "verdes" e fertilizantes.
- ITAÚ UNIBANCO PN mostrava declínio de 0,08%, assim como BRADESCO PN, que cedia 0,76%, e SANTANDER BRASIL UNIT, em baixa de 1,06%. BANCO DO BRASIL ON mostrava acréscimo de 0,21%.
- BRAVA ENERGIA ON subia 2,89% após divulgar que o Ibama emitiu licença de operação do navio-plataforma FPSO Atlanta, na Bacia de Santos. A companhia acrescentou que segue empenhada em atender os pedidos para a autorização pendente da ANP para iniciar a produção na nova plataforma. Analistas do Citi estimam para o final de outubro ou início de novembro o primeiro óleo do Sistema Definitivo de Atlanta.
- IRB (RE) ON desabava 8,94%, após analistas do JPMorgan cortarem a recomendação das ações da resseguradora para "underweight" ante "neutra", mantendo o preço-alvo de 44 reais para o final de 2025 - um desconto de 8,7% em relação ao fechamento dos papéis na véspera (48,2 reais). Entre os argumentos, eles citaram espaço limitado para surpresas em relação aos resultados.
- B3 ON recuava 2,89%, respondendo pela maior pressão negativa no Ibovespa, tendo marcado uma mínima intradia em cerca de um mês no pior momento, quando foi negociada a 11,97 reais.
- PETZ ON subia 1,93%, tendo como pano de fundo a notícia de que seu acionista controlador, Sergio Zimerman, elevou sua participação direta na rede lojas de produtos para animais de estimação para patamar acima de 30%.
0 comentário
Perspectiva salarial otimista e iene fraco alertam BC do Japão para riscos de inflação
STOXX 600 tem leve alta com rendimentos elevados dos títulos e antes de dados dos EUA
Índices da China e de Hong Kong fecham semana em baixa com espera por estímulos
Ministro da Economia do Japão promete coordenar política com BC
Superávit comercial da Alemanha com os EUA atinge máxima recorde com iminência de tarifas de Trump
Economia dos EUA deve ter registrado crescimento lento e constante do emprego em dezembro