IRGA estima aumento de área para o arroz no Rio Grande do Sul
As áreas produtivas do Rio Grande do Sul foram extremamente danificadas pelas chuvas que ocorreram no estado, situação que o estado tenta recuperar e que coloca em xeque a próxima safra de arroz. O impacto foi especialmente severo em áreas centrais, onde os produtores ainda enfrentam dificuldades para se recuperar. Luiz Fernando Siqueira, gerente de extensão rural do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), menciona que o prejuízo para o setor é estimado em cerca de R$170 milhões entre estruturas, lavouras, silos e etc.
Porém, a região representa apenas uma parcela das lavouras gaúchas de arroz já que as fronteiras Oeste e Sul não foram tão afetadas. Nessas localidades, há uma expectativa de aumento na área plantada para a safra 2024. Luiz Fernando explica que o Rio Grande do Sul, principal estado produtor de arroz do Brasil, deve ampliar a área de plantio em 5.3%, chegando a 960 mil hectares.
As regiões menos afetadas pelos desastres climáticos devem compensar as áreas prejudicadas, garantindo uma recuperação parcial da produção de arroz no estado. Essa expansão é vista com otimismo, mas as condições climáticas continuarão a ser um fator decisivo para o sucesso da safra.
0 comentário
Feijão/Cepea: Maior oferta e qualidade menor mantêm valores em queda
Ibrafe: Produtores do Paraná estão ocupados tentando colher Feijões em meio às chuvas
Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025
Boa produção e reabertura de exportações asiáticas tendem a favorecer oferta de arroz no mercado mundial
Ibrafe: Mercado do feijão está especulado
Novos leilões de contrato de opção de venda de arroz são marcados para próximo dia 20