Produtores começam a colher os primeiros resultados de uma safra histórica

Publicado em 31/01/2025 09:16

Logotipo Notícias Agrícolas   Reportagem realizada com o apoio daGolden_Harvest_Logo

 

Nos próximos meses, o Brasil colherá a safra 24/25 de soja, com previsão de produção recorde de 170 milhões de toneladas. Caso esse número se confirme, será a maior safra de soja da história do país e do mundo. Apesar dos desafios climáticos, que têm causado atrasos nos trabalhos de campo, alguns produtores já iniciaram a colheita e começam a observar os primeiros resultados de uma safra que promete ser histórica.

O Paraná é um dos estados que conseguiu avançar nessa fase final do ciclo. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Paraná, 8% da área cultivada com soja da safra 2024/25 já foi colhida. No entanto, os produtores paranaenses ainda enfrentam desafios como o estresse hídrico e as altas temperaturas, fatores que podem impactar o rendimento final. O Mato Grosso do Sul passa por uma situação semelhante, enfrentando uma longa estiagem que também afeta a produção no estado.

"Dentro desse cenário, podemos destacar três cultivares que vêm se sobressaindo frente às condições climáticas adversas. A GH2361IPRO destacou-se principalmente na abertura de plantio no Sul do MS e Oeste do Paraná, sendo uma excelente opção para o produtor abrir plantio e buscar estabilidade produtiva. Essa cultivar demonstrou resiliência mesmo submetida a temperaturas elevadas, entregando precocidade para oferecer ao produtor uma boa janela para o plantio de safrinha. A GH2463I2X, um lançamento da Golden para a safra, vem entregando altos tetos produtivos, mesmo diante de altas temperaturas e estresse hídrico. Trata-se de uma cultivar importante para o portfólio do produtor, que em anos de boas condições entregará altas produtividades e em anos de adversidade climática trará segurança na produção. Já a GH6433I2X, ganhou notoriedade por sua boa tolerância à Macrophomina, sendo uma opção confiável para essa doença, que apresenta maior severidade em safras como essa que estamos presenciando", afirma João Paulo Schechtel, líder de marketing de campo da Golden Harvest.

A Golden ainda conta com mais um lançamento, a GH2459I2X, que embora seja um material direcionado para plantios de melhor época e áreas de alto potencial, tem demonstrado ser uma cultivar muito resiliente diante das dificuldades da safra para a região do oeste do Paraná e que vem para reforçar o principal objetivo da marca: oferecer cultivares de alto potencial produtivo aliados à estabilidade produtiva.

Confira alguns resultados obtidos no Paraná:

001

No Centro-Oeste, as chuvas constantes e a falta de luminosidade impactaram o andamento da colheita, causando atrasos nos trabalhos de campo. Apesar disso, a safra mantém boas perspectivas de produtividade. Segundo dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a colheita da soja no Mato Grosso alcançou 4,38% da área total na safra 2024/25. Esse índice reflete um ritmo mais lento em comparação a janeiro do ano passado, quando 21,51% da área já havia sido colhida, e também está abaixo da média histórica para o período, que é de 13,01%.

O ritmo da colheita, que sinaliza a disponibilidade da nova safra no estado responsável por mais de um quarto da produção brasileira, está mais lento este ano devido à redução no número de produtores que optaram pelo plantio antecipado. Ainda assim, todas as regiões do Mato Grosso já registram algum percentual colhido, incluindo Ipiranga do Norte e Boa Esperança do Norte.

Nessas localidades, a variedade GH2483IPRO demonstrou alto potencial produtivo e ampla adaptabilidade para diferentes janelas de semeadura. Os resultados foram expressivos: uma das áreas colhidas atingiu 90,7 sacas por hectare, superando em 3 sacas outras variedades IPRO e I2X de GM 8.0 disponíveis no mercado. Além do elevado desempenho, a área apresentou sanidade superior, excelente manejo de cisto (raças 3, 9 e 14) e baixo custo de plantabilidade, com 200.000 plantas nascidas em uma área de alta fertilidade.

“Essa cultivar foi lançada na safra 23/24, marcada por desafios como estresse hídrico no início e meio do ciclo e chuvas intensas na colheita. Mesmo nessas condições, surpreendeu pela estabilidade e produtividade. A GH2483IPRO, com ciclo GM 8.1 para o Mato Grosso, oferece resistência a múltiplas raças de cisto, uma das melhores sanidades de planta do mercado e altíssimo potencial produtivo. Essas características garantem segurança e estabilidade ao produtor rural. De Rondônia ao Piauí, a Golden Harvest tem como premissa desenvolver cultivares com ampla adaptabilidade, e a GH2483IPRO é um exemplo de sucesso em diversas regiões”, destaca Marcos Marchioro, representante de licenciamento de soja para o Centro/Cerrado.

Confira alguns resultados obtidos no Mato Grosso:

002

Links relacionados

+Seca no RS ameaça produção de grãos e preocupa agronegócio brasileiro

+Agrural: Colheita de soja ainda é lenta mesmo com melhora em MT

+Previsão de chuvas fortes para MG e permanência de estiagem no RS

+Clima seco ajudou a restringir avanço da ferrugem no Paraná

+Soja plantada em outubro deve perder até 50% de produtividade em Cruzália/SP

+Colheita da soja irrigada começa na Bahia com áreas de até 100 sc/ha

+Com clima ajudando lavouras de soja, produtor de Rio Verde/GO espera boa produtividade

+Soja se desenvolve bem, mas traz atenção para manchas e doenças de final de ciclo

+Retenciones menores oficializadas nesta 2ª na Argentina; medida alivia margens, mas ainda é insuficiente

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário