Prêmio Região do Cerrado Mineiro bate novo recorde de inscrições com 547 amostras de café
O 12º Prêmio Região do Cerrado Mineiro alcançou um marco histórico com um recorde de 547 inscrições de amostras de café, superando as 500 do ano passado.
O prêmio, dividido em três categorias, recebeu 278 inscrições na categoria Café Natural, 78 na Cereja Descascado e 191 na Fermentação Induzida. Além de reconhecer a qualidade dos cafés da Região, o prêmio celebra a safra 2024 e destaca os melhores do Cerrado Mineiro no cenário nacional.
De acordo com o regulamento, cada produtor teve a oportunidade de inscrever duas amostras, em categorias diferentes.
A Etapa Classificatória (Cooperativas) do 12º Prêmio RCM acontece de 9 a 13 de setembro. Em seguida, entre 16 e 20 de setembro, será realizada a Etapa de Ranqueamento dos Lotes Finalistas.
No ranqueamento regional, os dois primeiros lugares de cada categoria, por cooperativa, estarão diretamente classificados para a etapa regional, juntamente com outros 24 produtores com melhores pontuações na classificação geral.
A cerimônia de divulgação dos cafés premiados será realizada no dia 13 de novembro, em Uberlândia.
A Região do Cerrado Mineiro abrange 55 municípios e uma área cultivada de aproximadamente 234 mil hectares, produzindo em média seis milhões de sacas de 60 kg por ano. Esse volume representa 25,4% da produção de café em Minas Gerais e 12,7% da produção nacional.
0 comentário
Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia