Instituições de pesquisa da Secretaria de Agricultura do Estado de SP destacam o Dia da Avicultura com o bem-estar das aves, alta produção e sustentabilidade
O Dia da Avicultura, comemorado anualmente no dia 28 de agosto, celebra e homenageia os criadores de aves. Cadeia produtiva da avicultura que envolve setores de produção de insumos [milho, soja, ração e medicamentos], incubatórios, abatedouros, entrepostos de ovos e a comercialização dos produtos, gerando empregos diretos e indiretos e impulsionando a economia do país.
Dentro de toda essas atividades, as pesquisas dos Institutos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, atuam fortemente na avicultura.
Segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) o mercado hoje produz mais de 1,7 milhão de toneladas de frango para abate e mais de 1,2 bilhão de dúzias de ovos.
Visando melhorar a produtividade das aves e solucionar os desafios da atividade como a sustentabilidade ambiental e as questões do bem-estar dos animais, o Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), por meio do Laboratório de Qualidade de Aves e Ovos do IZ (LAAVIZ), realiza pesquisas nas áreas de nutrição, manejo, etologia, ambiência, bem-estar animal, fisiologia e qualidade de ovos, desenvolvendo, validando e transferindo tecnologias que contribuem para o crescimento da avicultura.
José Evandro de Moraes, pesquisador do IZ, detalha que no Aviário Experimental são desenvolvidas, por exemplo, pesquisas direcionadas a avicultura comercial e conservacionista. “Simulamos os sistemas produtivos convencionais com uso de gaiolas e também os sistemas livres, atendendo demandas de avaliações nutricionais, bem-estar animal, manejo e genética”, comenta.
O LAAVIZ também presta serviço de avaliação de ovos, contribuindo para o trabalho de outras instituições ou empresas: avaliações qualitativa (peso, cor de gema, altura de albumém, espessura de casca, resistência de casca, unidade Haugh); centesimal (porcentagem de casca, gema, albúmen); e de casca (pigmentação, espessura, porosidade e densidade). Avalições anatômicas de tecidos dos sistemas digestivo, nervoso e ósseo; avalições de bem-estar animal (fisiologia do estresse). Interessados podem consultar o site https://iz.agricultura.sp.gov.br/pagina.php?id=172
A atividade gera dois importantes produtos para alimentação humana, a carne de frango e ovos, ambos de alto valor nutricional, praticidade e com custo mais viável, quando comparado a outras fontes proteicas de origem animal, tornando o produto mais acessível para a população.
A Apta Regional atua em duas das principais regiões avícolas do Estado. Em Monte Alegre do Sul, realizando experimentação em cotonicultura e avicultura de corte. Em Brotas, principal unidade especializada em avicultura, as pesquisas envolvem toda a cadeia produtiva de aves e ovos e aves tipo caipira.
“As pesquisas realizadas nas duas unidades atendem as necessidades dos produtores e consumidores”, destaca Daniel Gomes, diretor geral da Apta Regional. “Os estudos buscam dinamizar a produção dentro desta cadeia, diminuindo custos e aumentando a qualidade do produto.”
Segundo a pesquisadora da Apta Regional de Brotas, Carla Cachoni Pizzolante, “os ovos são alimentos de alta qualidade nutricional, perdendo apenas para o leite materno e a carne uma das principais fontes de proteínas para população brasileira”.
0 comentário
Santa Catarina bate recorde na exportação de carnes em 2024
Cotações do frango resfriado ou congelado em São Paulo sobem nesta quinta-feira (9)
Preços no mercado de suínos ficam mistos nesta quinta-feira (9), mas com estabilidade predominando
Suinocultura independente: bolsas nesta quinta-feira (9) mostram preços estáveis
Goiás: Agrodefesa alerta a população sobre sinais de gripe aviária em aves domésticas e selvagens
Embarques de genética avícola crescem 2,8% no ano